"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19413

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Carolina de Ioshua Soares Costa
Orientador THAMIRIS CALEGARI RODRIGUES
Título Experiência como professor: A importância das Residências Pedagógicas para a formação de professores e para as escolas.
Resumo Quando estamos em uma graduação de licenciatura, sempre ouvimos que o maior medo de um estudante é depois da formatura, quando se vai de fato às escolas dar aula, colocar em prática tudo o que aprende em teoria durante a graduação. Mesmo havendo os estágios obrigatórios que são extremamente importantes para as graduações de licenciatura, muitas vezes estes estágios são apenas para observações de como o professor da área atua e aqui entra a importância das RP’s (Residências Pedagógicas), pois ela é uma espécie de aprimoramento prático do estágio, onde se tem a chance de planejar e de executar aulas; de forma supervisionada pelos preceptores, onde se pode fazer aprimorações e experiências além de ver e refletir na prática sobre as dificuldades do ensino, aprendizagem e docência na educação e também possivelmente achar melhorias para a educação brasileira. Entretanto não é apenas um benefício para os estudantes da graduação, mas também para a universidade de onde este graduando e para os preceptores e as escolas, já que os residentes atuam de forma ativa e prática nas escolas de modo reflexivo e investigativo sobre a prática docente podendo achar melhorias para esta área, e também levar as universidades um retorno positivo sobre os docentes que elas formam e fazendo a procura das escolas por residentes aumentar. Com este olhar estou podendo perceber enquanto atuo como residente, todas as trocas de vivências e experiências que se tem nas escolas, tive a oportunidade me encontrar na frente da turma como a ministrante de uma aula, passando pelo nervosismo de achar que os alunos não estão interessados, se a fala estava clara o suficiente para todos entenderem, se agiria como uma professora legal ou mais autoritária, todos estes medos e preocupações fizeram parte durante meu estágio, mas ao começar com a RP com esta experiência mais prática consigo ver em minha atuação um aperfeiçoamento e tendo esta vivência no ambiente escolar antes da minha conclusão da graduação me faz ter a certeza que vai evitar que me venham a ter frustrações e arrependimentos por falsas expectativas. Também vivencio o retorno da escola escutando de professores o quanto eles estão felizes por estarmos indo a escola ter estas experiências as quais nos repassaram que sentiram falta em suas graduações, ver a curiosidade dos alunos em ter aulas com os residentes, ver a coordenadoria da escola perguntar o porque não tínhamos ido antes e se o programa irá continuar pois estavam super interessados em continuar recebendo os participantes das RP. Presenciando todas as oportunidades e conquistando cada dia mais a segurança que necessito para atuar em sala por meio da RP, este programa mostra o quanto a vivencia no ambiente institucional é essencial para meu futuro profissional.
Palavras-chave Graduação, experiência, residência pedagógica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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