"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19395

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maíra Macêdo Rodrigues
Orientador LILIANE FERNANDES CAIAFA DAMASCENO
Outros membros Laísa Medina Silva, Monalisa Lopes Teixeira
Título Balaio solidário: vivências e aprendizagens na sala 3 do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI)
Resumo A Educação Infantil possui um caráter interdisciplinar, pois engloba uma variedade de temas de acordo com as necessidades e interesses das crianças. Isso é realizado por meio de projetos, atividades lúdicas e baseado em documentos orientadores que respaldam esse trabalho. Em 2021 o Projeto Balaio Solidário teve início como resposta à percepção da necessidade de realizar com as crianças e famílias frequentadoras dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano, ações de apoio às famílias em vulnerabilidade social, projetos sociais, instituições filantrópicas, dentre outros, por meio da integração escola-comunidade. Esse projeto visava promover a integração entre a escola e a comunidade. Em 2023, o projeto foi intitulado como "Projeto Coletivo Balaio Solidário - Humanidade para todos: eu sou porque nós somos". Seu objetivo principal era estimular o senso de coletividade e de comunidade por meio de ações educativas e experiências diárias dentro e fora da escola. As atividades foram direcionadas para a arrecadação de alimentos e jogos educativos e pedagógicos, destinados às instituições Centro Educacional Rebusca e Escola Social Casa Cultural Pérolas Negras. O projeto foi realizado com a participação de 16 crianças com idades entre 3 e 4 anos no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI/UFV). Inicialmente, durante uma roda de conversa, as instituições foram apresentadas às crianças, assim como a proposta de trabalho social de cada uma delas. Foram contadas histórias relacionadas ao tema, e as crianças criaram artisticamente um balaio na sala para receber e armazenar as doações. Por meio de um informativo, as famílias e as crianças realizaram pesquisas sobre as instituições, e as crianças apresentaram e expuseram essas informações. As doações foram coletadas por sala, e foi realizado um sábado letivo, com gincanas lúdicas para as crianças e famílias atendidas no LDI, com o objetivo de envolver e engajar ainda mais as famílias na doação. Por fim, houve uma visita à Escola Social Casa Cultural Pérolas Negras para entregar as doações e promover a interação e integração entre as crianças atendidas pelo projeto e as crianças da sala 3 do LDI. Esse momento foi planejado em parceria com Raissa Rosa, responsável pela Escola Social Casa Cultural Pérolas Negras, que acolheu as crianças no espaço do projeto de maneira calorosa. Foram realizadas uma roda de conversa, contação de histórias e atividades de exploração e integração das crianças no ambiente. Além disso, as famílias das crianças do LDI prepararam um lanche especial coletivo com muito carinho. Podemos afirmar que esse trabalho alcançou a mobilização de toda a comunidade escolar em apoio à causa, promoveu vivências de troca e interação com pessoas, organizações e realidades sociais diversas. Também contribuiu para a participação cidadã e social do bebê e da criança por meio de ações educativas práticas, valorizando o protagonismo infantil.
Palavras-chave protagonismo infantil, atividades lúdicas, ação social
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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