"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19394

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luísa Araújo do Nascimento
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Maria Alice Costa Rodrigues, Taynara Gomes de Jesus
Título Residência Pedagógica: incentivando a literatura através do Projeto “Histórias de Ruth Rocha” na Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho
Resumo O presente trabalho foi elaborado a partir das experiências de seis graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa - UFV, envolvidas na Residência Pedagógica (RP), um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que atuam na Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho, município de Viçosa/MG. A Residência proporciona aos discentes, na fase final da graduação em licenciaturas (a partir do 5º período), vivenciar as salas de aula da Educação Básica, para aprender e aperfeiçoar as práticas pedagógicas com professores, educadores e os alunos. Este projeto é direcionado às crianças do Ensino Fundamental I, anos iniciais, Educação Infantil e as com Necessidades Educativas Especiais - NEE. A partir do projeto: Histórias de Ruth Rocha, que visa o incentivo às práticas de leitura e escrita das crianças, auxiliando as escolas nos desafios da alfabetização e letramento, a fim de amenizar os problemas decorrentes da defasagem na aprendizagem nestes níveis. Esta temática foi escolhida para ser trabalhada, pois levou as crianças a refletirem, valores de solidariedade, respeito e empatia, combinando assuntos relevantes para a sociedade com a delicadeza do mundo infantil. Os livros selecionados da autora Ruth Rocha condiziam com a faixa etária, interesses e até conhecimentos prévios dos alunos. No primeiro dos três módulos, com duração de seis meses, cada uma das seis residentes, em suas respectivas turmas, criou e planejou sequências didáticas com atividades que exercitassem a leitura e escrita. Os objetivos foram: estimular uma leitura prazerosa e significativa, promover uma educação respeitosa às diferenças, desenvolver autoconfiança e ampliar o conhecimento dos estudantes, usando da interdisciplinaridade junto às atividades artístico-culturais em diversos espaços dentro e fora da escola. Dentre as metodologias optou-se pela contação de histórias, e em seguida foram feitas algumas atividades trabalhando a temática como: recontos escritos e orais, ilustrações com desenhos, atividades de interpretação, confecção de animais com material reciclável produção de painel na escola que enfatizasse o protagonismo das crianças. Visitas técnicas pedagógicas ao Museu de Zoologia e à Ludoteca, ambos espaços da universidade para associar e viver experiências extraclasses que tiveram a estreita relação com os conteúdos explorados. Com a prática deste trabalho, foi possível observar o grande interesse e participação das turmas em que as licenciandas foram inseridas, bem como um interesse geral de todos os professores e do ambiente escolar. Ao ter desenvolvido este projeto, as residentes reconhecem a infinidade de possibilidades para trabalhar temáticas na escola e que sempre devem direcionar o trabalho no que toca o interesse de seus alunos, tentando aprimorar suas habilidades de ensino, de comunicação individual e coletiva para com as crianças e demais participantes da comunidade escolar.
Palavras-chave Residência Pedagógica, Literatura, Alfabetização
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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