Resumo |
O presente trabalho foi elaborado a partir das experiências de seis graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa - UFV, envolvidas na Residência Pedagógica (RP), um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que atuam na Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho, município de Viçosa/MG. A Residência proporciona aos discentes, na fase final da graduação em licenciaturas (a partir do 5º período), vivenciar as salas de aula da Educação Básica, para aprender e aperfeiçoar as práticas pedagógicas com professores, educadores e os alunos. Este projeto é direcionado às crianças do Ensino Fundamental I, anos iniciais, Educação Infantil e as com Necessidades Educativas Especiais - NEE. A partir do projeto: Histórias de Ruth Rocha, que visa o incentivo às práticas de leitura e escrita das crianças, auxiliando as escolas nos desafios da alfabetização e letramento, a fim de amenizar os problemas decorrentes da defasagem na aprendizagem nestes níveis. Esta temática foi escolhida para ser trabalhada, pois levou as crianças a refletirem, valores de solidariedade, respeito e empatia, combinando assuntos relevantes para a sociedade com a delicadeza do mundo infantil. Os livros selecionados da autora Ruth Rocha condiziam com a faixa etária, interesses e até conhecimentos prévios dos alunos. No primeiro dos três módulos, com duração de seis meses, cada uma das seis residentes, em suas respectivas turmas, criou e planejou sequências didáticas com atividades que exercitassem a leitura e escrita. Os objetivos foram: estimular uma leitura prazerosa e significativa, promover uma educação respeitosa às diferenças, desenvolver autoconfiança e ampliar o conhecimento dos estudantes, usando da interdisciplinaridade junto às atividades artístico-culturais em diversos espaços dentro e fora da escola. Dentre as metodologias optou-se pela contação de histórias, e em seguida foram feitas algumas atividades trabalhando a temática como: recontos escritos e orais, ilustrações com desenhos, atividades de interpretação, confecção de animais com material reciclável produção de painel na escola que enfatizasse o protagonismo das crianças. Visitas técnicas pedagógicas ao Museu de Zoologia e à Ludoteca, ambos espaços da universidade para associar e viver experiências extraclasses que tiveram a estreita relação com os conteúdos explorados. Com a prática deste trabalho, foi possível observar o grande interesse e participação das turmas em que as licenciandas foram inseridas, bem como um interesse geral de todos os professores e do ambiente escolar. Ao ter desenvolvido este projeto, as residentes reconhecem a infinidade de possibilidades para trabalhar temáticas na escola e que sempre devem direcionar o trabalho no que toca o interesse de seus alunos, tentando aprimorar suas habilidades de ensino, de comunicação individual e coletiva para com as crianças e demais participantes da comunidade escolar. |