"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19392

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Aline Maria de Aguiar da Silva
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Título A aplicação do Regime Especial de Atividades Não Presenciais em duas unidades escolares de Viçosa entre os anos de 2020-2021: análises dos processos de gestão pedagógicos
Resumo A pandemia de covid-19 alterou as relações de convivência social. Devido a este fato as instituições de ensino e governos do mundo todo se viram forçados a adotar uma nova forma de prosseguir com as atividades de suas redes de ensino. É neste contexto que o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) é criado e implementado em Minas Gerais. Neste sentido, esta pesquisa se dedicou a descrever e analisar o processo de criação do REANP no Estado de Minas Gerais, identificar os modos de aplicação a nível local e analisar os papéis de mediação das equipes de gestão pedagógicas do REANP durante o ensino remoto emergencial. Pretendendo alcançar os objetivos propostos neste trabalho empregamos a metodologia qualitativa, com ênfase em análise documental, buscando analisar os aspectos subjetivos do objeto, ou seja, estudam o contexto social em que o objeto se insere e como as relações ali existentes se relacionam com ele (Minayo 2008). Com a finalidade de abranger os principais aspectos do REANP mineiro, realizamos uma pesquisa documental. De acordo com Fonseca (2002) a pesquisa documental explora documentos que ainda não passaram por um processo de análise. Foram usados cinco documentos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) que tratam do REANP, os eixos de ensino do programa, documentos institucionais das unidades de ensino e artigos de jornais como fontes desta pesquisa. Definimos os anos de 2020 e 2021 como recorte temporal, uma vez que o Programa de educação remota é encerrado oficialmente ao final do ano letivo de 2021. Na segunda fase da investigação realizamos entrevistas em duas escolas estaduais de Viçosa a fim de compreender as especificidades da implementação. Com as respostas dos 6 entrevistados concluímos que as gestões pedagógicas transcenderam suas funções e, em ambas unidades, desenvolveram um trabalho de assistência técnica e social para além do esperado, por vezes cobrindo as falhas do estado. As formas de implementação foram semelhantes, uma vez que as orientações não permitiam grandes alterações. Ademais, cabe ressaltar que os profissionais de educação básica, pesquisadores de educação, alunos e demais membros da comunidade escolar não foram consultados no período de elaboração do programa.
Palavras-chave REANP, Ensino Remoto Emergencial, pandemia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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