"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19387

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Nitúzia de Jesus Oliveira
Orientador ANA IRIS MENDES COELHO
Outros membros MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA, Marília Petraglia Barbosa, Matilde Aparecida Alves, Silmara Christina Rodrigues de Assis, Vanessa Rosa do Vale
Título Atuação do CECANE-UFV na formação dos conselheiros da alimentação escolar para o fortalecimento do controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Resumo Introdução: O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Viçosa (CECANE-UFV) contribui para a consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional por meio do aprimoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A atuação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é de extrema importância para o funcionamento correto do PNAE, visto que atua no monitoramento e cumprimento das diretrizes e objetivos do programa, zelando pela qualidade dos alimentos oferecidos. Nesse sentido é importante a formação dos membros do CAE para aprimoramento das ações realizadas. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo fortalecer o Conselho de Alimentação Escolar como instância de controle social do PNAE por meio da ampliação da capacitação técnica dos conselheiros no ano de 2022. Descrição das principais ações: Utilizou-se como critério de seleção os municípios em que o CAE foi renovado no período de 2021 a 2022, conforme disposto no Plano de Trabalho do CECANE UFV. Foi realizada uma triagem através da página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na base de dados CAE's vencidos/a vencer no ano de 2021. Foram realizadas formações virtuais utilizando a plataforma Google Meet, com encontros foram realizados em dois dias, com carga horária total de seis horas. Os conteúdos programáticos foram organizados segundo três critérios: básicos, operacionais e formativos a fim de contribuir para atuação dos conselheiros no controle social do PNAE. Resultados alcançados: Ocorreram três formações com a participação total de 103 municípios do estado de Minas Gerais, situados nas regiões intermediárias de Montes Claros, Ipatinga e Barbacena. Além do público-alvo das formações que consistia dos membros do CAE, houve solicitação de participação por parte de outros atores, que foi autorizada pelo CECANE UFV visando aprimorar de forma contextualizada os conhecimentos e habilidades destes profissionais. Conclusão: As informações puderam ampliar os conhecimentos e habilidades dos(as) conselheiros(as), assim como promover a visão crítica e percepção de valia do serviço que prestam à comunidade enquanto CAE. A experiência de realizar a formação do CAE de forma virtual recebeu uma avaliação positiva especialmente pelo fato de ter sido possível atingir diferentes regiões do Estado de Minas Gerais não implicando em necessidade de viagens para participação das formações promovidas.
Palavras-chave CAE, Alimentação Escolar, Capacitação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.