Outros membros |
Bianca Cristina Carvalho Reis, CIRO CESAR ROSSI, Faizan Ahmad, Lucas Filipe Almeida, Luiz Vinicius de Souza Arruda, Marcela de Sá Hauck, Pedro Henrique de Jesus Barbosa, Rayane Monique Bernardes Loch |
Resumo |
O Grupo de Estudos em Bioquímica Aplicada (GEBQI) é composto por estudantes de pós-graduação do Programa de Bioquímica Aplicada da UFV, associado ao Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular. Uma das atividades d extensão desenvolvidas pelo grupo foi o Curso Teórico-Prático de Imersão às Macromoléculas para difundir conhecimento de bioquímica básica associada a atividades práticas para melhor compreensão do assunto pelos alunos. O curso teve duração de 16 horas e foi ministrado pelos próprios membros do GEBQI, contando com a participação de alunos de graduação e pós-graduação dos diversos departamentos da UFV. Ele foi dividido em quatro módulos teórico-práticos que abordaram as principais macromoléculas: ácidos nucleicos, carboidratos, lipídeos e proteínas. Cada módulo apresentou a teoria relacionada a uma biomolécula, além de metodologias aplicadas ao estudo daquela macromolécula. No módulo relacionado a proteínas foram abordados procedimentos para o preparo de amostras, quantificação, eletroforese uni e bidimensional, western blot, zimograma, digitalização e análise dos dados. O módulo de carboidratos explorou sobre as funções, estrutura, classificações de açúcares, além de técnicas de caracterização e quantificação por colorimetria e cromatografia líquida de alta eficiência. Já o módulo de ácidos nucleicos apresentou, além de definições sobre estrutura química e função dessas macromoléculas, introdução à técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), preparo de amostras, programação do termociclador, eletroforese em gel de agarose, análise e interpretação de dados. Por fim, o bloco de lipídeos discutiu sobre estrutura, funções, classificação, extração e aplicação dos óleos essenciais na pesquisa científica. O curso alcançou resultados positivos, conforme demonstrado pelas avaliações dos participantes por meio de formulários avaliativos aplicados após a conclusão de todos os módulos. As respostas mostraram que a maioria dos participantes teve suas expectativas atendidas e ficou satisfeita com a abordagem didática do conteúdo bioquímico. Além disso, o evento também proporcionou a oportunidade para os membros do Grupo desenvolverem habilidades de didática, por meio do preparo de conteúdos teóricos e práticos e condução das aulas. Essa experiência contribui para o desenvolvimento acadêmico dos participantes e mostrou-se uma alternativa para o ensino de bioquímica de macromoléculas e técnicas analíticas. |