"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19349

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Paula Andrade Godinho
Orientador VANESSA RODRIGUES GONCALVES CAETANO
Outros membros Débora Resende Araújo Guimarães, Gabrielly Vaillant Quintão, Larissa Oliveira Ferreira de Andrade, LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES, Luana Araujo Coelho, Marina Bueno Fraga, Thainá Cristina Gonçalves de Aguiar
Título Grupos educativos para gestantes desenvolvidos por acadêmicos de enfermagem em uma unidade básica de saúde
Resumo Introdução: Os grupos educativos na Atenção Primária à Saúde desempenham um papel fundamental na disseminação de conhecimentos sobre o ciclo gravídico-puerperal. Essa ferramenta permite a troca de experiências e informações entre profissionais de saúde e usuários, além de oportunizar a criação de vínculos, o apoio emocional e o estabelecimento de uma relação de confiança. Objetivos: Relatar a experiência de discentes de enfermagem, membros do projeto de extensão “GestaUFVida” da Universidade Federal de Viçosa, na execução de grupos educativos com gestantes, em uma unidade básica de saúde de Viçosa (MG). Descrição das principais ações: Foram realizados quatro grupos educativos com temáticas distintas, como: amamentação e doação de leite materno; importância do pré-natal e consultas odontológicas; alterações fisiológicas durante a gestação; tipos de parto e suas indicações. A escolha destes temas foi baseada na necessidade das participantes, mediante a idade gestacional. Durante a abordagem de cada assunto foram repassadas informações essenciais, com esclarecimento de dúvidas, trocas de experiências e apoio emocional. No final das atividades foram sorteados alguns brindes para as gestantes e os recém-nascidos. Resultados alcançados até o momento: Observou-se a participação ativa das gestantes e a interação entre os envolvidos durante a realização dos grupos educativos, com relatos de satisfação. Consideramos que as expectativas estão sendo alcançadas, uma vez que, por meio dos grupos educativos, assuntos que muitas vezes não são devidamente tratados nas consultas tradicionais de pré-natal, estão sendo disponibilizados às gestantes. Conclusões: Evidencia-se a necessidade de realizar grupos educativos com as gestantes para difundir conhecimentos e informações, a fim de melhorar a experiência das mulheres na gestação e torná-las protagonistas do parto. Concomitantemente, é possível evitar complicações, agravos e morte materno-infantil, uma vez que o acesso ao conhecimento aumenta a possibilidade de detecção precoce de fatores de risco, sinais e sintomas de complicações que podem acontecer durante a gestação, o parto e o puerpério.
Palavras-chave Educação em saúde, Gestação, Enfermagem
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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