Resumo |
O tema do trabalho a seguir busca abordar propostas a respeito dos obstáculos que os alunos da educação básica com deficiência enfrentam no ensino de geografia, analisando e problematizando as práticas docentes e os recursos didáticos, utilizados no ensino de Geografia, a fim de buscar alternativas e metodologias de ensino voltadas para à acessibilidade de estudantes portadores de deficiência. A partir da nossa experiência no Residência Pedagógica Geografia - UFV, ao ter contato com as turmas de ensino fundamental e médio da Escola Estadual Effie Rolfs, conseguimos ter contato com um grande número de estudantes que possuem alguma deficiência, e com a realidade das escolas públicas, onde não há infraestrutura e recursos suficientes voltados para a inclusão desses alunos, além disso o ensino tradicional não é pensado para o aprendizado dos indivíduos, desconsiderando suas particularidades e realidades, consequentemente prejudicando os estudantes em seu processo de aprendizagem e contribuindo para o crescimento da evasão escolar. O trabalho tem como objetivo mostrar e auxiliar os professores com metodologias inclusivas, para serem adaptadas às aulas de geografia da educação básica. Para alcançar os objetivos propostos será realizado uma abordagem teórica sobre o tema a fim de ambientalizar o nosso público alvo, professores e estudantes dos cursos de licenciatura, com os principais obstáculos que os estudantes da escola básica enfrentam em relação aos conteúdos de geografia. Em seguida, será apresentada algumas alternativas de adaptações das aulas de geografia pensadas em estudantes com deficiências físicas, motoras, intelectuais, visuais e auditivas. Como resultados esperamos que o nosso público alvo possa compreender quais são os principais obstáculos que os estudantes portadores de deficiência enfrentam, familiarizando-os com esses problemas e também que consigam, através das alternativas apresentadas, adaptarem suas aulas de acordo com os recursos disponíveis, utilizando desde ferramentas simples, até as mais elaboradas. Entendemos que a compreensão do tema possibilita que o professor, enquanto agente de formação do aluno, consiga de maneira autônoma adaptar as ferramentas apresentadas, assim como criar novas adaptações pensando no indivíduo de maneira particular. |