Resumo |
Introdução: A via de acesso intraóssea (IO) é uma forma rápida de se administrar fluidos, substâncias e medicamentos diretamente na medula óssea, e é uma opção quando a via intravenosa tradicional é de difícil acesso, como em situações de hipovolemia, queimaduras extensas, desidratação severa, dentre outras. A utilização da via IO envolve a perfuração de um osso longo, especialmente a tíbia, para chegar na medula óssea, parte central do osso, que possui abundante circulação e extensa rede vascular, o que permite uma rápida absorção das substâncias administradas e que prontamente atingem a corrente sanguínea. Objetivos: Relatar a experiência da realização de um minicurso sobre acesso intraósseo, destinado a estudantes do curso de Medicina. Descrição das atividades: Inicialmente, foi contatado um profissional de um hospital do município, referência em UTI pediátrica, com experiência na utilização dessa técnica, com o objetivo de selecionar um local com recursos pessoais e técnicos disponíveis para a realização do minicurso. A execução da atividade pode ser dividida em três tempos principais: o primeiro envolveu a exposição oral sobre o tema, mostrando a origem da técnica de acesso intraósseo, suas indicações, contraindicações e possíveis complicações. Nesse momento, foi reservado também um espaço para a retirada de dúvida dos ouvintes sobre a técnica e possibilidades de uso na prática clínica. Em seguida, foi realizada uma oficina com a realização prática da técnica em modelos ósseos, por um profissional treinado. Em seguida, a técnica foi executada pelos alunos presentes sob supervisão e foram discutidos casos clínicos e possibilidades de aplicação dessa técnica. Resultados: A realização da oficina prática para o curso de medicina despertou o interesse dos alunos, e possibilitou o uso de modelos para a simulação de situações da prática clínica, permitindo a participação de maneira efetiva nas punções intraósseas. Essa atividade favorece o aprendizado dos alunos, principalmente aqueles envolvendo procedimentos utilizados em situações de urgência e emergência, e permitiu um elevado aproveitamento dos alunos utilizando modelos para treinamento na referida técnica. Houve um grande interesse e participação ativa por parte do público alvo, seja no momento da exposição oral ou na oficina prática propriamente dita. Conclusões: Fornecer treinamento prévio adequado para estudantes da graduação em cursos da saúde permite que o aluno esteja capacitado para enfrentar situações durante o atendimento de urgência e emergência de maneira mais resolutiva, oferecendo mais uma opção terapêutica para os pacientes que serão atendidos de maneira mais adequada, uma vez que o acesso intraósseo é de fundamental importância para o manejo de situações graves e críticas que necessitam de medidas adicionais. Sendo assim, a via IO ganha espaço por ser uma técnica segura, de fácil e rápida execução. |