"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19327

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor LUCAS LOPES CALDAS
Orientador CARINA APARECIDA LIMA DE SOUZA
Título Discursividades sobre a BNCC sob o viés da representação estudantil de colégios de aplicação
Resumo Esta pesquisa objetivou, em princípio, investigar discursividades sobre a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) na perspectiva da representação estudantil secundarista de Colégios de
Aplicação (CAps) em redes sociais. Apesar de, por lei, já estar sendo implementada nos colégios
federais, as representações estudantis não fizeram publicação, de modo geral, sobre a BNCC nas
redes sociais. Sendo assim, optamos por analisar o tipo de publicação da representação
estudantil na rede social Instagram e as poucas publicações sobre a reforma do ensino médio na
mesma rede social. Com isso, o corpus se constituiu com publicações do ano de 2022 até abril de
2023. Para tanto, o arcabouço teórico-metodológico que fundamenta esta pesquisa está baseado
na Análise de Discurso Crítica (ADC), nos moldes de Fairclough (2003), e na Linguística
Sistêmico-Funcional (LSF), acordo com Halliday e Matthiessen (2004). A ADC, como área
interdisciplinar, compromete-se com estudos dos aspectos discursivos da mudança social,
cotejando investigar, de forma crítica, como as relações de poder assimétricas são expressas e
legitimadas por meio de usos da linguagem (FAIRCLOUGH, 2003). Sob essa perspectiva, a LSF
também se faz basilar para pesquisas linguisticamente orientadas, como a pesquisa aqui
apresentada. As categorias de análise foram, pois, a interdiscursividade, o vocabulário e o
silenciamento. Ademais, dentre as vinte e quatro instituições de colégios de aplicação no Brasil,
apenas doze oferecem o ensino médio. Destas com Colégio de Aplicação Secundarista, nas quais
as representações estudantis são organizadas através de grêmios, poucas são as páginas no
Instagram com atividade em publicações regulares. Assim, dentre a parcela dos CAps com
representação estudantil ativa em publicações, parte mantém a página digital para fazer
publicações relativas às circunstâncias exclusivas da escola, como fotos de atividades recreativas
e mensagens em datas comemorativas. Concomitante a isso, é constatado o silenciamento
acerca da reforma do ensino médio e da implementação da BNCC. As representações estudantis
secundaristas dos CAps não se posicionaram no Instagram acerca da base nacional curricular
imposta. Desse modo, estudos sobre linguagem/ns buscam compreendê-la como construção
social, concreta, dinâmica, o que materializa representações de mundo de estudantes sobre
políticas públicas sobre educação, como a BNCC, a reforma do ensino médio, diretamente ligadas
às suas vidas em termos de escola. Isso posto, a pesquisa tratou de aspectos de importante
relevância para o estudo sobre um recém implantado projeto de educação para o Brasil no que
tange às percepções de estudantes já inseridos no cumprimento institucional da BNCC pelos
colégios de aplicação.
Palavras-chave Representação Estudantil, Instagram, Reforma do Ensino Médio
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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