ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Linguística |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | LUCAS LOPES CALDAS |
Orientador | CARINA APARECIDA LIMA DE SOUZA |
Título | Discursividades sobre a BNCC sob o viés da representação estudantil de colégios de aplicação |
Resumo | Esta pesquisa objetivou, em princípio, investigar discursividades sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na perspectiva da representação estudantil secundarista de Colégios de Aplicação (CAps) em redes sociais. Apesar de, por lei, já estar sendo implementada nos colégios federais, as representações estudantis não fizeram publicação, de modo geral, sobre a BNCC nas redes sociais. Sendo assim, optamos por analisar o tipo de publicação da representação estudantil na rede social Instagram e as poucas publicações sobre a reforma do ensino médio na mesma rede social. Com isso, o corpus se constituiu com publicações do ano de 2022 até abril de 2023. Para tanto, o arcabouço teórico-metodológico que fundamenta esta pesquisa está baseado na Análise de Discurso Crítica (ADC), nos moldes de Fairclough (2003), e na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), acordo com Halliday e Matthiessen (2004). A ADC, como área interdisciplinar, compromete-se com estudos dos aspectos discursivos da mudança social, cotejando investigar, de forma crítica, como as relações de poder assimétricas são expressas e legitimadas por meio de usos da linguagem (FAIRCLOUGH, 2003). Sob essa perspectiva, a LSF também se faz basilar para pesquisas linguisticamente orientadas, como a pesquisa aqui apresentada. As categorias de análise foram, pois, a interdiscursividade, o vocabulário e o silenciamento. Ademais, dentre as vinte e quatro instituições de colégios de aplicação no Brasil, apenas doze oferecem o ensino médio. Destas com Colégio de Aplicação Secundarista, nas quais as representações estudantis são organizadas através de grêmios, poucas são as páginas no Instagram com atividade em publicações regulares. Assim, dentre a parcela dos CAps com representação estudantil ativa em publicações, parte mantém a página digital para fazer publicações relativas às circunstâncias exclusivas da escola, como fotos de atividades recreativas e mensagens em datas comemorativas. Concomitante a isso, é constatado o silenciamento acerca da reforma do ensino médio e da implementação da BNCC. As representações estudantis secundaristas dos CAps não se posicionaram no Instagram acerca da base nacional curricular imposta. Desse modo, estudos sobre linguagem/ns buscam compreendê-la como construção social, concreta, dinâmica, o que materializa representações de mundo de estudantes sobre políticas públicas sobre educação, como a BNCC, a reforma do ensino médio, diretamente ligadas às suas vidas em termos de escola. Isso posto, a pesquisa tratou de aspectos de importante relevância para o estudo sobre um recém implantado projeto de educação para o Brasil no que tange às percepções de estudantes já inseridos no cumprimento institucional da BNCC pelos colégios de aplicação. |
Palavras-chave | Representação Estudantil, Instagram, Reforma do Ensino Médio |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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