Resumo |
Introdução: O presente trabalho está fundamentado em resultados parciais de uma pesquisa que está em fase de conclusão no programa de Mestrado Profissional em Educação Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa-MG. O cenário imposto pelo período pandêmico a partir do ano de 2020, exigiu dos professores da educação básica repensar suas práticas docentes e suas estratégias de ensino em matemática, de modo que se adequassem às mudanças sociais impostas pelo ensino remoto e/ou hibrido. Objetivos: A pesquisa tem como objetivo descrever as narrativas dos professores de matemática, quanto as práticas mediadas pelas Tecnologias Digitais, aplicadas durante o ensino remoto e/ou híbrido. Os objetivos específicos: Analisar e identificar, nas narrativas, as práticas docentes no ensino remoto mediada pelas Tecnologias Digitais. Metodologia: Este trabalho identifica-se como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa. Os lócus de investigação foram as escolas públicas estaduais dos municípios pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ponte Nova – MG. Os participantes do estudo forma os professores de Matemática, que atuaram na Educação Básica durante o ensino remoto e/ou híbrida durante os anos de 2020 e 2021. Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos, livros, dissertações e teses na área da Educação Matemática, tendo como alicerce, a quinta fase das Tecnologias Digitais que estamos inseridos. A quinta fase apresenta-se como uma resposta às demandas impostas pela pandemia da covid-19, reafirmando o protagonismo do vídeo digital e a necessidade de lançarmos novos olhares para os enlaces entre as tendências em Educação Matemática. As coletas de dados foram realizadas de forma online, através de um questionário semiestruturado e entrevistas. Participaram da pesquisa 29 professores de Matemática e destes 5 participaram da entrevista. O questionário semiestruturado online foi disponibilizado no formato eletrônico, por e-mail, contendo questões sobre identificação sociodemográfica dos sujeitos, local de trabalho, tempo de formação, tempo de atuação na educação básica e questões voltadas para prática docente no período remoto e/ou híbrido. Resultados: Dentre os resultados parciais, destacamos a aplicação do questionário, que já foi realizada e a tabulação dos dados no Microsoft Excel, com também a transcrição das entrevistas. Conclusões: A pesquisa em fase de conclusão será de grande relevância para o campo da Educação Matemática, pois colocará em evidência ações, possibilidades, desafios, que foram mobilizadas pelos professores de Matemática durante a pandemia da Covid-19. |