"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19310

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Alex Moreira
Orientador CAROLINE MENDES DOS PASSOS
Título Narrativas dos professores de Matemática sobre a prática docente durante a pandemia do SARS-CoV-2
Resumo Introdução: O presente trabalho está fundamentado em resultados parciais de uma pesquisa que está em fase de conclusão no programa de Mestrado Profissional em Educação Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa-MG. O cenário imposto pelo período pandêmico a partir do ano de 2020, exigiu dos professores da educação básica repensar suas práticas docentes e suas estratégias de ensino em matemática, de modo que se adequassem às mudanças sociais impostas pelo ensino remoto e/ou hibrido. Objetivos: A pesquisa tem como objetivo descrever as narrativas dos professores de matemática, quanto as práticas mediadas pelas Tecnologias Digitais, aplicadas durante o ensino remoto e/ou híbrido. Os objetivos específicos: Analisar e identificar, nas narrativas, as práticas docentes no ensino remoto mediada pelas Tecnologias Digitais. Metodologia: Este trabalho identifica-se como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa. Os lócus de investigação foram as escolas públicas estaduais dos municípios pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ponte Nova – MG. Os participantes do estudo forma os professores de Matemática, que atuaram na Educação Básica durante o ensino remoto e/ou híbrida durante os anos de 2020 e 2021. Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos, livros, dissertações e teses na área da Educação Matemática, tendo como alicerce, a quinta fase das Tecnologias Digitais que estamos inseridos. A quinta fase apresenta-se como uma resposta às demandas impostas pela pandemia da covid-19, reafirmando o protagonismo do vídeo digital e a necessidade de lançarmos novos olhares para os enlaces entre as tendências em Educação Matemática. As coletas de dados foram realizadas de forma online, através de um questionário semiestruturado e entrevistas. Participaram da pesquisa 29 professores de Matemática e destes 5 participaram da entrevista. O questionário semiestruturado online foi disponibilizado no formato eletrônico, por e-mail, contendo questões sobre identificação sociodemográfica dos sujeitos, local de trabalho, tempo de formação, tempo de atuação na educação básica e questões voltadas para prática docente no período remoto e/ou híbrido. Resultados: Dentre os resultados parciais, destacamos a aplicação do questionário, que já foi realizada e a tabulação dos dados no Microsoft Excel, com também a transcrição das entrevistas. Conclusões: A pesquisa em fase de conclusão será de grande relevância para o campo da Educação Matemática, pois colocará em evidência ações, possibilidades, desafios, que foram mobilizadas pelos professores de Matemática durante a pandemia da Covid-19.
Palavras-chave Educação Matemática, Narrativas, Pandemia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.