Resumo |
Tema central: as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, o que representa cerca de 31% de todos os óbitos e a pratica de atividade física regular está associada prevenção de tais doenças em adultos e idosos. Público-alvo: usuários dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), de Viçosa-MG. Justificativa: o sedentarismo é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, incluindo infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial e níveis elevados de colesterol. A prática regular de atividade física tem um impacto positivo na prevenção e controle dessas condições. Como estratégia lúdica, o jogo "Xô Sedentarismo" foi criado para incentivar esta prática e promover a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares em usuários da APS. Objetivos: criar um jogo educativo sobre a pratica de atividade física; desenvolver habilidades criativas e conhecimentos de estudantes de Enfermagem para a elaboração do jogo e para a sua aplicação; fortalecer a compreensão sobre o trabalho em equipe entre os estudantes no desenvolvimento do jogo. Metodologia: estudantes que participam da Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia (LAEC-UFV) desenvolveram um jogo com o intuito de incentivar e conscientizar usuários da APS a praticar 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana ou o que for possível de acordo com a condição de saúde. Pode ser utilizado por diferentes públicos e faixas etárias, por estimular exercícios de fácil execução como caminhar, alongar, agachar, entre outros. A dinâmica do jogo envolve, no mínimo, três grupos, em cada rodada um jogador de cada grupo faz perguntas para a sua equipe. O jogador leitor pegará um card que contém um exercício a ser executado e uma pergunta a ser respondida com placas de "mito" e "verdade". A equipe ganha o direito de responder à pergunta após um de seus membros executar o exercício conforme orientação do card. A cada exercício realizado e pergunta respondida corretamente a equipe recebe um ponto. A equipe vencedora será a que fizer mais pontos. Resultados: com a elaboração do jogo, os estudantes tiveram oportunidade de aprofundar na temática, por meio da leitura de artigos e manuais de saúde, e de desenvolver a criatividade ao criar as regras e desenvolver os materiais. Espera-se que a utilização do jogo "Xô Sedentarismo" em atividades de educação em saúde contribua para promover conscientização e adesão à prática regular de atividade física. Os resultados poderão ser medidos pelo envolvimento e feedback positivo dos participantes. Conclusões: a criação do "Xô Sedentarismo" beneficiou a formação dos estudantes por requerer pesquisas sobre a temática e uso da criatividade para a elaboração de dinâmicas inovadoras, além de ter favorecido o compartilhamento de ideias e trocas de experiências. |