"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19279

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mateus Reis Rocha
Orientador JONAS MARCAL DE QUEIROZ
Outros membros Gabriel Olimpio de Oliveira, Gustavo Luis Almeida de Paula Machado, Melissa Carolina Moreira Braga, Naila Vaz Vieira Mota
Título Utilizando fontes históricas para incentivar a criticidade e reflexão no ensino de História.
Resumo Este trabalho foi realizado no âmbito do Programa Residência Pedagógica, na Escola Estadual Alice Loureiro, e trata-se de uma abordagem com o uso de música e imagens como fontes históricas, desenvolvido para turma do 9º ano do Ensino Fundamental II. Com esta abordagem, buscamos emergir no imaginário dos alunos o contexto da resistência política através da cultura e dos protestos durante a Ditadura Civil Militar, que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985, principalmente durante o período do Ato Institucional n° 05. O objetivo geral foi possibilitar que os alunos, através da dinâmica em grupo, dialogassem e reflitissem entre eles a partir da apresentação das fontes documentos. Os residentes auxiliaram os estudantes a pensar a relação do conhecimento pré estabelecido por eles, sobre a Ditadura Militar, em confronto com as produções da historiografia recente. O cruzamento de análise foi feito a partir da historiografia, da música “Apesar de você - Chico Buarque” e de quatro charges impressas. Os objetivos específicos consistiram em compreender a Ditadura Civil Militar como um período de governo autoritário e repressivo; constatar a arte como fator e ferramenta social de reivindicação; desenvolver a interpretação de imagens sobre os movimentos sociais e outras formas de organização da sociedade descontente; bem como perceber as figuras de linguagem e metáforas usadas para burlar os órgãos controladores do regime. Os resultados obtidos a partir dessa experiência no ensino foram positivos à medida que os alunos demonstraram engajamento. A música se mostrou um ótimo recurso para adesão da discussão, pois, ao receberem a letra impressa, puderam discutir o contexto de produção e as intencionalidades; as charges e outras imagens contribuíram na construção do imaginário, no exercício de empatia e o lugar do outro como sujeito. Percebeu-se que estimulá-los na percepção da historicidade e na elaboração de reflexões, inclina a resultados consistentes e satisfatórios em termos de aprendizagem e aproveitamento escolar. Concluímos que é fundamental avaliar as possibilidades da interdisciplinaridade no trabalho escolar, pois o conhecimento histórico perpassa por diversas camadas da interpretação. Em razão disso, a equipe docente e discente deve considerar os interesses predominantes de cada turma, para uma melhor seleção das fontes, a fim de que a aprendizagem seja mais efetiva e sirva de diálogo com o presente e a realidade dos alunos. Assim, o movimento entre passado e presente no conhecimento histórico só se torna possível através do êxito das práticas em torno da utilização estratégica de fontes históricas.
Palavras-chave Aprendizagem, Ensino, Fonte Histórica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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