Resumo |
Este trabalho foi realizado no âmbito do Programa Residência Pedagógica, na Escola Estadual Alice Loureiro, e trata-se de uma abordagem com o uso de música e imagens como fontes históricas, desenvolvido para turma do 9º ano do Ensino Fundamental II. Com esta abordagem, buscamos emergir no imaginário dos alunos o contexto da resistência política através da cultura e dos protestos durante a Ditadura Civil Militar, que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985, principalmente durante o período do Ato Institucional n° 05. O objetivo geral foi possibilitar que os alunos, através da dinâmica em grupo, dialogassem e reflitissem entre eles a partir da apresentação das fontes documentos. Os residentes auxiliaram os estudantes a pensar a relação do conhecimento pré estabelecido por eles, sobre a Ditadura Militar, em confronto com as produções da historiografia recente. O cruzamento de análise foi feito a partir da historiografia, da música “Apesar de você - Chico Buarque” e de quatro charges impressas. Os objetivos específicos consistiram em compreender a Ditadura Civil Militar como um período de governo autoritário e repressivo; constatar a arte como fator e ferramenta social de reivindicação; desenvolver a interpretação de imagens sobre os movimentos sociais e outras formas de organização da sociedade descontente; bem como perceber as figuras de linguagem e metáforas usadas para burlar os órgãos controladores do regime. Os resultados obtidos a partir dessa experiência no ensino foram positivos à medida que os alunos demonstraram engajamento. A música se mostrou um ótimo recurso para adesão da discussão, pois, ao receberem a letra impressa, puderam discutir o contexto de produção e as intencionalidades; as charges e outras imagens contribuíram na construção do imaginário, no exercício de empatia e o lugar do outro como sujeito. Percebeu-se que estimulá-los na percepção da historicidade e na elaboração de reflexões, inclina a resultados consistentes e satisfatórios em termos de aprendizagem e aproveitamento escolar. Concluímos que é fundamental avaliar as possibilidades da interdisciplinaridade no trabalho escolar, pois o conhecimento histórico perpassa por diversas camadas da interpretação. Em razão disso, a equipe docente e discente deve considerar os interesses predominantes de cada turma, para uma melhor seleção das fontes, a fim de que a aprendizagem seja mais efetiva e sirva de diálogo com o presente e a realidade dos alunos. Assim, o movimento entre passado e presente no conhecimento histórico só se torna possível através do êxito das práticas em torno da utilização estratégica de fontes históricas. |