"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19273

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laísa Medina Silva
Orientador ANA PAULA MACHADO GOMES
Outros membros Ana Louricélia Chagas Monteiro
Título Os diferentes espaços como potencializadores de experiências, investigações e aprendizagens dos bebês e crianças do LDI e LDH
Resumo O Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e o Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) são espaços pensados para promover o pleno desenvolvimento integral e saudável dos bebês e crianças na faixa etária de três meses a cinco anos e 11 meses, atendidos pela instituição. Cada espaço dos laboratórios tem por objetivo permitir que bebês e crianças assumam o que querem fazer e se sintam desafiados por situações corriqueiras a irem em busca daquilo que traz curiosidade e engajamento para elas, como: subir ao barranco, correr, pular, andar descalço, correr atrás da Siriema e do Jacu, brincar com água, com a lama, com os insetos. A área externa do LDI e LDH, oferece aos bebês e crianças uma abundância de movimentos, desníveis, cores, texturas, elementos naturais, liberdade de expressão e conexão com a natureza cotidianamente, sendo inspirador para pensar os processos de investigação e aprendizagens. A sala ambiente traz uma riqueza de elementos móveis e materialidades que podem ser explorados e desconstruídos conforme percepções e investigações dos bebês e crianças, sendo divididas em centros de interesses, que propiciam o desenvolvimento das diferentes linguagens e eixos da educação infantil. Para além dos laboratórios, os diferentes setores do campus da UFV também são lugares potencializadores de aprendizagens que são acessados pelas crianças por meio de excursões planejadas, conforme projeto desenvolvido em cada sala e interesses do grupo de crianças, sendo um momento rico de experiências, interações e trocas de vivências. Desta forma, é importante evidenciar que os laboratórios (LDI/LDH) foram planejados para que bebês e crianças possam descobrir e inventar, através dos diferentes espaços, ambientes e vivências que permitem a promoção das relações criança-criança, criança-adulto, acolhida para as diferentes maneiras de aprender e pensar, pertencer ao grupo, cooperar, dialogar, sentir, experimentar e viver sua infância em plenitude e integralidade.
Palavras-chave Espaços, Bebês e crianças, Aprendizagens
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.