Resumo |
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre uma oficina de compostagem realizada por licenciandos em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal de Viçosa (Licena). Baseando-se no fato que um dos maiores problemas ambientais da atualidade é a enorme quantidade de lixo produzido por nós e que em nosso cotidiano, são depositados em lixeiras sem nenhuma separação. Diante desta realidade, a compostagem possui grandes potencialidades, visto que, é um processo simples que permite, não apenas a redução da quantidade de materiais orgânicos, mas também a produção de adubo, pois tem como produto principal fertilizantes naturais. Com base, neste contexto, estudantes da Licena, elaboraram e realizaram uma oficina com alunos do 2° ano do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Pedro Lessa, localizada no município de São Miguel do Anta - MG. A oficina intitulada "Compostagem na Escola: transformando a realidade em nosso meio" teve como principais objetivos apresentar aos estudantes o processo de decomposição biológica e química, e como montar uma composteira caseira feita com garrafa pet. A oficina foi realizada em dois momentos, sendo o primeiro com foco teórico, apresentado, por meio de slides e de forma dialogada, o processo de decomposição, suas características e funções, além dos esclarecimentos sobre o que é compostagem, quais os tipos de composteiras e sua importância. No segundo momento realizou-se a parte prática, sendo a construção da composteira com a ajuda de um estudante, escolhido para seguir as orientações dos licenciandos da Educação do Campo, enquanto os demais observavam e sistematizavam coletivamente os conhecimentos, relatando suas experiências vivenciadas no dia a dia. Destaca-se que para otimizar o tempo da demonstração, todo o material utilizado foi preparado anteriormente, sendo apenas explicado o passo a passo do corte da garrafa pet, coleta da terra e do material orgânico a ser decomposto. Na montagem da composteira, a terra foi alternada com resíduos orgânicos que seriam descartados no lixo para posteriormente ocorrer a decomposição para após alguns dias conseguirmos coletar o adubo orgânico. Observou-se que durante todo o processo foi possível dialogar com os alunos sobre conteúdos de química, biologia, reciclagem e reutilização de materiais, esclarecer todas as dúvidas. Pode-se inferir que, por meio desta proposta didática, os alunos compreenderam sobre os processos de decomposição, podendo ser reproduzidos em suas casas, de forma simples e prática, propiciando a separação e reutilização dos materiais orgânicos como adubo, evitando gastos com fertilizantes para as plantas. Por fim, conclui-se que a oficina de compostagem propiciou uma transformação, contribuindo para a formação de estudantes que reflitam e se preocupem com o meio em que vivem. |