"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19272

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Kéllen Cristine Barbosa
Orientador JOSIANE APARECIDA RODRIGUES FIALHO
Outros membros Ana Paula dos Santos Silva, Beatriz Aparecida Silva de Paula, Jefferson Luciano Marçal, José Carlos Dourado Cezar, Lívia Raiane Gomes do Prado, TATIANA PIRES BARRELLA
Título Compostagem na Escola: proposta didática transformando a realidade em nosso meio
Resumo Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre uma oficina de compostagem realizada por licenciandos em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal de Viçosa (Licena). Baseando-se no fato que um dos maiores problemas ambientais da atualidade é a enorme quantidade de lixo produzido por nós e que em nosso cotidiano, são depositados em lixeiras sem nenhuma separação. Diante desta realidade, a compostagem possui grandes potencialidades, visto que, é um processo simples que permite, não apenas a redução da quantidade de materiais orgânicos, mas também a produção de adubo, pois tem como produto principal fertilizantes naturais. Com base, neste contexto, estudantes da Licena, elaboraram e realizaram uma oficina com alunos do 2° ano do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Pedro Lessa, localizada no município de São Miguel do Anta - MG. A oficina intitulada "Compostagem na Escola: transformando a realidade em nosso meio" teve como principais objetivos apresentar aos estudantes o processo de decomposição biológica e química, e como montar uma composteira caseira feita com garrafa pet. A oficina foi realizada em dois momentos, sendo o primeiro com foco teórico, apresentado, por meio de slides e de forma dialogada, o processo de decomposição, suas características e funções, além dos esclarecimentos sobre o que é compostagem, quais os tipos de composteiras e sua importância. No segundo momento realizou-se a parte prática, sendo a construção da composteira com a ajuda de um estudante, escolhido para seguir as orientações dos licenciandos da Educação do Campo, enquanto os demais observavam e sistematizavam coletivamente os conhecimentos, relatando suas experiências vivenciadas no dia a dia. Destaca-se que para otimizar o tempo da demonstração, todo o material utilizado foi preparado anteriormente, sendo apenas explicado o passo a passo do corte da garrafa pet, coleta da terra e do material orgânico a ser decomposto. Na montagem da composteira, a terra foi alternada com resíduos orgânicos que seriam descartados no lixo para posteriormente ocorrer a decomposição para após alguns dias conseguirmos coletar o adubo orgânico. Observou-se que durante todo o processo foi possível dialogar com os alunos sobre conteúdos de química, biologia, reciclagem e reutilização de materiais, esclarecer todas as dúvidas. Pode-se inferir que, por meio desta proposta didática, os alunos compreenderam sobre os processos de decomposição, podendo ser reproduzidos em suas casas, de forma simples e prática, propiciando a separação e reutilização dos materiais orgânicos como adubo, evitando gastos com fertilizantes para as plantas. Por fim, conclui-se que a oficina de compostagem propiciou uma transformação, contribuindo para a formação de estudantes que reflitam e se preocupem com o meio em que vivem.
Palavras-chave Prática de Ensino, Educação do Campo, Compostagem.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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