"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19248

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jéssica Cristine Moreira
Orientador THIAGO MENDONCA
Título Trajétoria de professoras transsexuais: da escola à vida acadêmica e profissional
Resumo Parâmetros heteronormativos são comumente encontrados em nossa sociedade como um todo, seja no padrão de vestimenta e comportamento social, na reprodução de falas e nas instituições de ensino, este parâmetro também se faz presente. A possibilidade de padronizar e conservar as características ditas normais da sociedade faz com que as diversidades sejam suprimidas ou invisibilizadas (ELIAN, 2013).Tais parâmetros são perceptíveis quando levantamos a questão dos padrões sociais, dos estudantes durante seu período de ensino até os grupos sociais que irão frequentar as instituições de ensino superior. Ao serem reproduzidos no ambiente escolar, estes aspectos fazem com que os grupos que não se encaixam nesse padrão, como homossexuais, transsexuais e travestis, por exemplo, acabam sendo excluídos do sistema, uma vez que esses alunos não se sentem pertencentes ao ambiente escolar e acadêmico.A ausência de reconhecimento das alteridades está associada à invisibilidade de indivíduos ou modos de identificação simbólica, gerando menosprezo, privação de direitos e reprodução de desigualdades por meio de práticas discursivas que constituem estruturas simbólicas (CARVALHO; OLIVEIRA, 2018)
Este trabalho apresenta uma pesquisa com proposta metodológica de natureza qualitativa de caráter narrativo, sobre a trajetória de professoras transsexuais durante seu período de formação buscando compreender as experiências vividas por elas durante seus anos de formação. Buscou analisar como os padrões heteronormativos reproduzidos na escola influenciam nas perspectivas de formação acadêmica e profissional, por meio de narrativas de professoras trans. Para tanto, apresenta uma análise de entrevistas narrativas de duas professoras trans, que relataram suas experiências no âmbito da vida escolar, acadêmica e profissional. Concluiu-se que a identidade pessoal sofre grande influência de fatores intrapessoais e interpessoais. Os meios de ensino têm uma grande influência no desenvolvimento desta identidade. A importância que a representatividade exerce em cada grupo social.
Palavras-chave Palavras- chaves: Heteronormatividade, identidade gênero, transsexualidade.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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