Resumo |
O presente relato apresenta a experiência de utilização de desenhos como técnica de avaliação em aulas de Educação Física (EF) sobre o esporte Handebol. Essa experiência se deu na Escola Estadual Madre Santa Face com alunos do 3º ano do fundamental. As aulas foram ministradas por 3 pibidianos do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, no ano de 2023. O planejamento para as aulas atendeu ao conteúdo previsto pelo professor supervisor, com base no Currículo Referência de Minas Gerais: o handebol. O supervisor avaliou todos os planos de aula desenvolvidos pelos pibidianos ministrantes e acompanhou as aulas. Há poucos estudos sobre a avaliação em EF em geral e, especialmente, sobre o uso de técnicas e instrumentos para avaliar aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Após a sequência de aulas com o conteúdo handebol, a avaliação proposta para os alunos do 3º ano teve como objetivo reforçar a compreensão das características sobre o handebol e refletir sobre a importância do trabalho em equipe. Nesta turma, em específico, havia muitas situações de conflitos entre os alunos. As aprendizagens esperadas sobre o conteúdo incluíam a apropriação de competências socioafetivas, com potencial de transposição destas para o dia dia do estudante. Desta forma, os planos de aula sobre este conteúdo possuíam atividades que tinham como foco a coletividade e, principalmente, a comunicação, fatores importantes para o handebol e para a aquisição de aprendizagens para além do esporte. Todos os alunos participaram das aulas, que incluíam adaptações, jogos pré-desportivos, cooperativos e lúdicos. A avaliação demandou que os alunos fizessem um desenho sobre o handebol, retratando o trabalho em equipe e sua compreensão sobre as características do esporte e memórias das aulas, compartilhando entre si no momento da produção na escola. Os desenhos expressaram os conhecimentos dos alunos sobre o jogo com as mãos, o propósito de fazer o gol e as emoções dos alunos sobre o trabalho em equipe e o handebol. Esta forma de avaliação revelou-se produtiva considerando que, na maioria das vezes, aqueles alunos não expressavam estes saberes e percepções verbalmente em rodas de conversa em grupo ao final de cada aula. |