"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19242

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Engenharia Agrícola
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ludimila Silva Leite
Orientador DOIARA SILVA DOS SANTOS
Outros membros Kalebe Naor Oliveira Peixoto Barbosa, Samuel Fernandes Emiliano
Título Avaliação e Educação Física: o desenho como expressão de aprendizagem
Resumo O presente relato apresenta a experiência de utilização de desenhos como técnica de avaliação em aulas de Educação Física (EF) sobre o esporte Handebol. Essa experiência se deu na Escola Estadual Madre Santa Face com alunos do 3º ano do fundamental. As aulas foram ministradas por 3 pibidianos do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, no ano de 2023. O planejamento para as aulas atendeu ao conteúdo previsto pelo professor supervisor, com base no Currículo Referência de Minas Gerais: o handebol. O supervisor avaliou todos os planos de aula desenvolvidos pelos pibidianos ministrantes e acompanhou as aulas. Há poucos estudos sobre a avaliação em EF em geral e, especialmente, sobre o uso de técnicas e instrumentos para avaliar aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Após a sequência de aulas com o conteúdo handebol, a avaliação proposta para os alunos do 3º ano teve como objetivo reforçar a compreensão das características sobre o handebol e refletir sobre a importância do trabalho em equipe. Nesta turma, em específico, havia muitas situações de conflitos entre os alunos. As aprendizagens esperadas sobre o conteúdo incluíam a apropriação de competências socioafetivas, com potencial de transposição destas para o dia dia do estudante. Desta forma, os planos de aula sobre este conteúdo possuíam atividades que tinham como foco a coletividade e, principalmente, a comunicação, fatores importantes para o handebol e para a aquisição de aprendizagens para além do esporte. Todos os alunos participaram das aulas, que incluíam adaptações, jogos pré-desportivos, cooperativos e lúdicos. A avaliação demandou que os alunos fizessem um desenho sobre o handebol, retratando o trabalho em equipe e sua compreensão sobre as características do esporte e memórias das aulas, compartilhando entre si no momento da produção na escola. Os desenhos expressaram os conhecimentos dos alunos sobre o jogo com as mãos, o propósito de fazer o gol e as emoções dos alunos sobre o trabalho em equipe e o handebol. Esta forma de avaliação revelou-se produtiva considerando que, na maioria das vezes, aqueles alunos não expressavam estes saberes e percepções verbalmente em rodas de conversa em grupo ao final de cada aula.
Palavras-chave Educação física escolar, PIBID, avaliação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.