Resumo |
O objetivo deste trabalho é analisar a concepção de herói romântico criado pela escritora inglesa Jane Austen (1775-1818) e todos os ecos proeminentes na construção de protagonistas masculinos, como na obra Amor sob encomenda (2019) de Carina Rissi por meio da literatura comparada. O protagonista do romance, Nicollas Cassani, é considerado um herói romântico que possui algumas características físicas do Capitão Frederick Wentworth de Persuasion (1816). Sendo capaz de grandes gestos de amor pela protagonista Melissa, o personagem também possui as características românticas do Capitão Brandon de Sense and Sensibility (1811). O herói romântico é um arquétipo literário que se refere a um personagem que rejeita as normas e convenções estabelecidas pela sociedade e faz de si mesmo o centro de sua existência. Ele costuma ser o protagonista de uma obra literária, onde o foco principal está nos pensamentos do personagem e não em suas ações. Fitzwilliam Darcy, um dos protagonistas de Pride and Prejudice (1813), se consagrou como um dos maiores, se não, o maior herói romântico construído e escrito. Como alguém que parecia alienado daqueles ao seu redor, ele criticava os outros e também a si mesmo quando se apresentava como um introvertido misterioso e enigmático. Darcy é um clássico exemplo literário do herói romântico, visto que possui uma visão com defeitos e orgulho do modelo de herói perfeito. O herói romântico criado por Austen foi o responsável pela criação de protagonistas de quase todas as obras que se seguiram, inclusive nas obras contemporâneas de Carina Rissi. A escritora best-seller, grande fã e leitora de Jane Austen e que vende seus protagonistas masculinos como personagens saídos direto de suas páginas, criando assim os seus próprios arquétipos de heróis românticos que se aproximam do leitor devido a similaridade com personagens como Mr. Darcy. Ao decorrer de seus romances, Rissi recria um modelo utilizado por Austen, usando-o como inspiração na construção de personagens masculinos, cativando o leitor a torcer pela sua coroação como herói durante o clímax da narrativa. Isto posto, a presente pesquisa tem como metodologia os estudos de arquétipos, a crítica literária feminista, estudos de gênero. |