"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19204

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor HENZO OLIVEIRA CRUZ
Orientador SILVANA MARCHESANI
Título O direcionamento argumentativo nos discursos e propagandas da campanha presidencial de 2022
Resumo O DIRECIONAMENTO ARGUMENTATIVO NOS DISCURSOS E PROPAGANDAS
DA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2022
Nesse trabalho de pesquisa, com o objetivo de desenhar um quadro teórico, tomaremos
a linguagem como um fenômeno natural, uma atividade constitutiva e interativa. Dessa
forma, focalizaremos, no processamento discursivo, o processo de referenciação e a
construção argumentativa, a partir dos pressupostos de Benveniste (2013), de Perelman
(2014), de Bakhtin (2014) e de Bronckart (2010).
Desenvolveremos a análise de determinantes (artigos, pronomes e adjetivos) na
construção de estrutura argumentativa em discursos e em propagandas na campanha dos
candidatos à Presidência da República, nas eleições de 2022. A pergunta que norteará
nossa pesquisa é a seguinte: qual a função de termos determinantes na construção
argumentativa?
Nosso principal objetivo consiste em explicitar as funções discursivas de determinantes
(artigos, pronomes e adjetivos) nas expressões nominais, no processamento da
enunciação. Nossa hipótese é que os determinantes funcionam como operadores
discursivos e estruturam o direcionamento argumentativo dos referidos textos em
análise.
A linguagem é a principal ferramenta a ser lembrada quando o assunto é comunicação.
Ela é a responsável por facilitar o compartilhamento de ideias e tornar públicos os
sentimentos.
Dessa maneira, é correto dizer que com a utilização da linguagem, pode acontecer uma
interação, a qual ocorre entre dois ou mais indivíduos, em que eles compartilham entre
si aquilo que possuem como bagagem, ou seja, seus conhecimentos prévios.
Sob essa ótica, torna-se de interesse a análise do discurso político, que foi, no ano
anterior (2022), um dos assuntos de maior repercussão, pois a época era de eleições,
período em que a política está em alta e os candidatos utilizam dos mais diversos meios
para conseguirem atingir sua meta.
Nesse sentido, serão colocados em observação discursos das figuras do embate político,
seja em redes sociais ou entrevistas, ou em manchetes de noticiários. O intuito da
pesquisa é ir além dos ideais individuais de Lula ou Bolsonaro, analisando também
como os veículos midiáticos, apesar de imparciais, em teoria, colocam de maneira
indireta seus posicionamentos políticos através dos artifícios e recursos textuais.
Por fim, para a realização deste estudo, foram utilizados os conceitos citados
anteriormente, bem como as classes de palavras, a referenciação e a progressão
referencial, que serão esclarecidas posteriormente. Dessa forma, o conjunto desses
fundamentos ajuda a compreender melhor como a linguagem, a interação e o discurso
atuaram nas referidas campanhas políticas de maneira, muitas vezes, sutil, porém
impactante, podendo contribuir e muito para o sucesso –ou não- de um candidato. Como
resultados preliminares, confirma-se a hipótese de que há uma grande influência dos
discursos na opinião pública e na construção argumentativa do/no perfil dos candidatos.
Palavras-chave Argumentação, Discurso, Referenciação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.