"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19176

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Leandro Pacheco Machado
Orientador CAROLINE MENDES DOS PASSOS
Outros membros Andreza Henriques Tomaz, Lucas Emanuel Rodrigues Cupertino, Marlene Teixeira Martins, Renan de Lana Gomes
Título Realidade Matemática da Escola Estadual Alice Loureiro a partir da perspectiva do Programa Residência Pedagógica da UFV
Resumo O Programa Residência Pedagógica consiste em uma excelente oportunidade para que o estudante da licenciatura vivencie o espaço e a complexidade de um ambiente escolar ao longo do seu curso de formação profissional. Além disso, podemos mencionar vantagens como a possibilidade de trabalhar em grupo, em companhia de outros residentes, e ser assessorado por um profissional da Educação Básica com experiência de sala de aula e ciente das necessidades reais que o contexto educacional exige atualmente. O núcleo de Matemática do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa conta, atualmente, com 15 estudantes bolsistas e 1 voluntário, divididos em três escolas distintas, acompanhados por três preceptores, professores de Matemática da Educação Básica. Este texto vai expor as atividades encaminhadas e conduzidas por um grupo de 6 residentes, sendo 5 bolsistas e 1 voluntário ao longo dos meses de maio, junho e julho de 2023, resultantes da primeira inserção deste grupo no ambiente escolar. A escola atendida por este grupo é a Escola Estadual Alice Loureiro. Nesta escola, a preceptora Catiane Aparecida Gomes de Oliveira acompanha os residentes em suas atividades. O residente Maycon Junio Ivo Vieira também integrou a equipe, mas por limitação das regras da submissão, não pôde contar como autor. No primeiro mês, os residentes buscaram entender como funciona a escola e quais eram as características sociais presentes, visto que a dinâmica do funcionamento escolar varia de um espaço para outro. A preceptora responsável em orientar tais residentes acompanha turmas do 1° ano do Ensino Médio e turmas do 9° ano do Ensino Fundamental II, onde é possível desenvolver e aprimorar diferentes práticas de ensino de Matemática, em diferentes níveis. Os meses seguintes foram organizados em momentos de observação do ambiente escolar e, também, de co-regências que foram elaboradas e colocadas em prática pelos residentes. Para cada semana foi elaborada uma lista com exercícios de Matemática que envolviam os temas trabalhados pela professora em sala de aula. Os residentes inseridos no meio acadêmico têm a possibilidade de colocar em prática todas as ferramentas e habilidades adquiridas durante o curso para o espaço de uma sala de aula. É o momento onde os residentes conseguem associar teoria e prática, destacando que, nessa dinâmica, os alunos são favorecidos com múltiplas metodologias de Ensino de Matemática. Como resultado parcial das atividades desenvolvidas destacamos a possibilidade de conhecer a realidade matemática na qual se inserem os alunos, de modo que possam ser mais bem direcionadas as ações futuras dos residentes.
Palavras-chave Educação Matemática, Metodologias de Ensino, Educação Básica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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