"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19152

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Stephanny Oliveira Silva
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros João Vitor de Almeida Milagres, Maxwell Douglas Crispim Borges, Pedro Otávio Magalhães Pereira, Suelen Chaves Fernandes
Título Círculo de informações: promoção do pensamento crítico e da expressão de ideias para além da sala de aula
Resumo O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 com o objetivo de trazer uma formação global para os estudantes de graduação, a partir da tríade: ensino, pesquisa e extensão. Discussões em grupo podem ser uma ferramenta para o alcance de tal objetivo, pois, ajudam a desmistificar mitos, auxiliam no desenvolvimento de habilidades comunicativas e argumentativas e, consequentemente, na formação do senso crítico. Desta forma, o presente trabalho relata as contribuições de uma série de discussões realizadas no âmbito do Programa de Educação Tutorial - PET/Biologia da Universidade Federal de Viçosa, para a formação acadêmica/profissional dos seus integrantes. Em 2023, o grupo leu e discutiu o livro ‘O mundo assombrado pelos demônios’ de Carl Sagan, que retrata como as teorias pseudocientíficas estão presentes no cotidiano, causando um impacto negativo na sociedade. A discussão deixou claro o fato das pseudociências não resistirem a uma análise mais apurada e que a ciência, o pensamento crítico e o conhecimento são fundamentais para seu combate. Artigos relacionados às diferentes áreas do conhecimento e aos estágios realizados pelos petianos, como “Evolução dos Mamíferos e o grande intercâmbio das Américas”, “Halófilos extremos são modelos para astrobiologia” e “Uma busca por predadores e seletividade alimentar de duas espécies de Hydra (Cnidaria: Hydrozoa) nativas do Brasil” também foram discutidos e contribuíram para complementar a formação geral do grupo. Adicionalmente, discutiu-se o documentário ‘Seaspiracy: Mar vermelho’, que permitiu o contato com um tema que não é aprofundado nas disciplinas do curso, a biologia marinha. Essa discussão, em particular, evidenciou que existem mais redes de pesca no mar do que os microplásticos, que são excessivamente expostos na mídia. Isto chamou a atenção dos petianos para a influência dos meios de comunicação. O grupo discutiu também, o documentário “Borboletas de Zagorsk”, que descreve o funcionamento de uma escola dedicada a educar crianças surdas e cegas, mostrando a importância da língua de sinais para uma educação inclusiva. Ao serem discutidos, em uma roda de conversa, esses materiais contribuíram tanto para o aprendizado dos petianos, quanto para que os mesmos treinassem a oratória, a capacidade de se expressar, de persuasão e de ouvir, respeitar e pensar sobre opiniões diferentes das suas. Diante disso, conclui-se que a atividade fomentou um ambiente de trocas que é enriquecedor para o futuro profissional (biólogo ou educador) e contribuiu para o desenvolvimento de competências que serão úteis para gerir pessoas, escrever relatórios e projetos, apresentar palestras, saber negociar, defender seus pontos de vistas e também se posicionar no cenário político-econômico-social do país. Portanto, essas atividades contribuem para a formação do cidadão autêntico, indo além da formação do profissional.
Palavras-chave Atividades extracurriculares, formação cidadã, aprendizagem informal
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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