Resumo |
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 com o objetivo de trazer uma formação global para os estudantes de graduação, a partir da tríade: ensino, pesquisa e extensão. Discussões em grupo podem ser uma ferramenta para o alcance de tal objetivo, pois, ajudam a desmistificar mitos, auxiliam no desenvolvimento de habilidades comunicativas e argumentativas e, consequentemente, na formação do senso crítico. Desta forma, o presente trabalho relata as contribuições de uma série de discussões realizadas no âmbito do Programa de Educação Tutorial - PET/Biologia da Universidade Federal de Viçosa, para a formação acadêmica/profissional dos seus integrantes. Em 2023, o grupo leu e discutiu o livro ‘O mundo assombrado pelos demônios’ de Carl Sagan, que retrata como as teorias pseudocientíficas estão presentes no cotidiano, causando um impacto negativo na sociedade. A discussão deixou claro o fato das pseudociências não resistirem a uma análise mais apurada e que a ciência, o pensamento crítico e o conhecimento são fundamentais para seu combate. Artigos relacionados às diferentes áreas do conhecimento e aos estágios realizados pelos petianos, como “Evolução dos Mamíferos e o grande intercâmbio das Américas”, “Halófilos extremos são modelos para astrobiologia” e “Uma busca por predadores e seletividade alimentar de duas espécies de Hydra (Cnidaria: Hydrozoa) nativas do Brasil” também foram discutidos e contribuíram para complementar a formação geral do grupo. Adicionalmente, discutiu-se o documentário ‘Seaspiracy: Mar vermelho’, que permitiu o contato com um tema que não é aprofundado nas disciplinas do curso, a biologia marinha. Essa discussão, em particular, evidenciou que existem mais redes de pesca no mar do que os microplásticos, que são excessivamente expostos na mídia. Isto chamou a atenção dos petianos para a influência dos meios de comunicação. O grupo discutiu também, o documentário “Borboletas de Zagorsk”, que descreve o funcionamento de uma escola dedicada a educar crianças surdas e cegas, mostrando a importância da língua de sinais para uma educação inclusiva. Ao serem discutidos, em uma roda de conversa, esses materiais contribuíram tanto para o aprendizado dos petianos, quanto para que os mesmos treinassem a oratória, a capacidade de se expressar, de persuasão e de ouvir, respeitar e pensar sobre opiniões diferentes das suas. Diante disso, conclui-se que a atividade fomentou um ambiente de trocas que é enriquecedor para o futuro profissional (biólogo ou educador) e contribuiu para o desenvolvimento de competências que serão úteis para gerir pessoas, escrever relatórios e projetos, apresentar palestras, saber negociar, defender seus pontos de vistas e também se posicionar no cenário político-econômico-social do país. Portanto, essas atividades contribuem para a formação do cidadão autêntico, indo além da formação do profissional. |