"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19146

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Karine Francisca da Silva Jacob
Orientador MICHELLE NAVE VALADAO
Outros membros ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título Como está o processo de inclusão de estudantes surdos em escolas públicas de uma cidade da Zona da Mata mineira?
Resumo No Brasil, de acordo com o Censo Demográfico realizado no ano de 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), existem cerca de 5% de surdos na população brasileira, o que corresponde a aproximadamente 10 milhões de pessoas surdas. No âmbito das Políticas Públicas Educacionais – Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (LDBEN) (BRASIL, 1996), Lei Brasileira da Inclusão (LBI) (BRASIL, 2015), Lei da Educação Bilíngue de Surdos (BRASIL, 2021) – é assegurado aos estudantes surdos o ensino bilíngue na perspectiva da escola inclusiva. Entretanto, em 2023, ainda são poucas as instituições de ensino público que estão preparadas para receber os alunos surdos, contemplando sua diversidade linguística de ter a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento dos estudantes surdos matriculados em escolas públicas em uma cidade localizada no interior do estado de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira, com o propósito de identificar a realidade educacional inclusiva desses estudantes. Para tanto, o trabalho foi pautado na abordagem qualitativa, sendo de natureza exploratória. Como método de coleta das informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto aos atores educacionais que lidam com esses estudantes: professores e gestores. As entrevistas abordaram questões relativas à etapa educacional, número de estudantes surdos matriculados, idade, abordagem educacional, línguas utilizadas no contexto escolar, formação dos professores, profissionais envolvidos diretamente ou indiretamente com os alunos surdos, entre outras. Os resultados demonstraram que apesar das legislações assegurarem o direito dos estudantes surdos de receberem uma educação bilíngue, o acesso aos conteúdos em Libras dentro das escolas pesquisadas ainda não é garantido. Para além da presença dos tradutores intérpretes de Libras/Língua Portuguesa em sala de aula, faltam iniciativas que efetivamente promovam e divulguem o uso da Libras nas diversas atividades e espaços da escola. Conclui-se que os estudantes surdos ainda encontram muitos desafios na educação básica, sendo necessário um melhor alinhamento das Políticas Públicas para contemplar a realidade das escolas localizadas em cidades do interior do Brasil, como as pesquisadas neste trabalho, de modo que a educação bilíngue possa ser efetivada. Também indica-se a emergência de formação inicial e continuada de professores que contemplem a Libras e a educação bilíngue e inclusiva de surdos .
Palavras-chave Libras, Educação de surdos, Políticas Públicas Educacionais
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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