"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19127

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de História
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Mattheus João Pereira
Orientador JOANA D ARC GERMANO HOLLERBACH
Outros membros GABRIEL OLIVEIRA PEREIRA
Título O ensino secundário na UFV e suas fontes: um levantamento documental
Resumo No âmbito historiográfico, as fontes possuem papel importante para o entendimento e compreensão de todos os períodos históricos. A ausência ou a falta de cuidados com esses documentos interfere diretamente na realização de trabalhos acadêmicos, intervindo diretamente em possíveis pesquisas no campo da história da educação. Desta forma, o intuito deste trabalho é demonstrar os resultados encontrados a partir de um levantamento de fontes a respeito do ensino secundário desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa desde a sua criação. O trabalho busca exemplificar todo o processo da pesquisa histórica, desde a identificação das fontes, a categorização e sistematização destes documentos, além do trabalho de inventariar, digitalizar e incorporar tais documentos no sistema AtoM. O intuito é explorar a vasta documentação existente no Arquivo Central e Histórico da UFV, auxiliando também no valioso trabalho prestado por esse órgão, além de contribuir para futuras pesquisas nessa área, visto que esta ainda possui um vasto campo de análises sobre a instituição. A pesquisa contou com um trabalho minucioso até chegar no resultado final, ou seja, a documentação digital incorporada ao AtoM. Para isso, com auxílio da planilha já existente no Arquivo Central, buscamos por diversas palavras-chave que correspondem ao ensino secundário da instituição, como “ensino médio”, “COLUNI”, colégio de aplicação”, “agrotécnico”, “secundário” dentre outras, o que nos levou a um número considerável de documentos. A recolha destas fontes foi realizada uma a uma, levando-nos a um contingente considerável de material. A partir do nosso quadro de arranjo, a sistematização dessas fontes tornou-se essencial, onde foi possível agrupa-las em séries e subséries que dizem respeito a organização e sistematização arquivística das fontes primárias. A partir disto, a escolha de alguns documentos fez-se necessária, a fim de que as fontes que foram selecionadas passassem por um processo de digitalização, visando a incorporação destes no sistema AtoM. Com isso, tais documentos passaram pelo processo de digitalização e conversão em OCR, ferramenta que permite ao pesquisador buscar por palavras-chave nos próprios documentos disponibilizados na plataforma, facilitando todo um trabalho de pesquisa. Os resultados são visíveis, onde qualquer pessoa, em qualquer lugar, tem acesso a essa documentação primária sobre o ensino secundário da UFV. Para isso, basta algum dispositivo com acesso a internet. Portanto, é evidente a importância deste trabalho, uma vez que auxilia na compreensão do período, facilita o trabalho de possíveis pesquisas e contribui grandemente no trabalho de manutenção e tratamento de fontes primárias realizadas pelo Arquivo Central da Universidade Federal de Viçosa. Para a realização deste projeto, contamos com o apoio financeiro de bolsa disponibilizado pela FAPEMIG, permitindo uma dedicação exclusiva à pesquisa.
Palavras-chave Ensino Secundário, Fontes, Arquivo Central e Histórico
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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