"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19100

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maisa Martiniano Pereira
Orientador TAMIRES SOUTO SILVA
Título Relatório visita técnica: explorando a educação infantil no Coeducar em Viçosa, Minas Gerais.
Resumo Descrição do tema central do trabalho: A Educação Infantil é a base da educação e,
por isso, impacta na formação do indivíduo, sendo fundamental para o desenvolvimento
da criatividade, identidade e personalidade. Diante disso, o relatório apresenta reflexões
acerca dos espaços, da organização e das atividades da Educação Infantil do Colégio
Coeducar de Viçosa/MG. Público alvo: Educadores, estudantes e Pedagogia e Educação
Infantil. Justificativa: A visita técnica e o seu posterior relatório permitem estabelecer
relações com quais propostas pedagógicas estão ali presentes, quais as relações
pedagógicas, quais melhorias podem ser feitas, além de permitir relacionar as atividades
com autores estudados, de modo a valorizar o fato de as crianças serem seres únicos, que
interagem, brincam, aprendem e ensinam. Assim, conhecer os espaços de modo real, ver
as movimentações das crianças neles e estabelecer as relações de forma engenhosa
favorecem o aprendizado eficaz sobre o mundo infantil, possibilitando a idealização
utilização dos espaços, exercitando a visão crítica e a criatividade, tão necessários para
que se possa assegurar o potencial de aprendizado das crianças. Objetivo: Relatar a
experiência de conhecer a Educação Infantil da Coeducar de Viçosa/MG, a partir de uma
visita técnica. Objetivos específicos: Refletir sobre as dinâmicas e a organização das
atividades desenvolvidas na Educação Infantil dentro da escola; conhecer as práticas
pedagógicas e educacionais; analisar os espaços físicos internos e externos destinados à
Educação Infantil; aproximar os estudantes e educadores da realidade da Educação
Infantil dentro da escola. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, a qual se
deu a partir de uma visita técnica à escola Coeducar em Viçosa, Minas Gerais, no dia 17
de maio de 2023, proposta na disciplina de “Educação Infantil e Cotidiano Escolar”,
ministrada pela professora Tamires Souto. Resultados e conclusões: A visita técnica à
Coeducar e o relatório contribuíram para minha formação profissional, visto que me
permitiu observar espaços e situações que impactam na minha visão enquanto futura
pedagoga. Permitiu-me conhecer a aplicação da pedagogia de projetos na prática e
constatar a preocupação com a educação infantil por parte da escola, com muitos
ambientes e práticas pedagógicas que permitem situações de investigação, curiosidade,
experimentação estética, relação sócio afetiva e aprendizado agradável. Percebe-se uma
participação ativa dos estudantes, liberdade de expressão de sentimentos, emoções e
personalidade. Há estímulos dentro e fora das salas, ambientes que são aconchegantes e
receptivos para as crianças, prontos para potencializarem suas habilidades. Há a
preocupação com o desenvolvimento integral dos alunos, contemplando o
desenvolvimento cognitivo, social e emotivo. Fica claro, pois, o diferencial pedagógico
da escola em não ter um ensino tradicionalista.
Palavras-chave Educação Infantil, visita técnica, formação pedagógica.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.