ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | Não se Aplica |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Maisa Martiniano Pereira |
Orientador | TAMIRES SOUTO SILVA |
Título | Relatório visita técnica: explorando a educação infantil no Coeducar em Viçosa, Minas Gerais. |
Resumo | Descrição do tema central do trabalho: A Educação Infantil é a base da educação e, por isso, impacta na formação do indivíduo, sendo fundamental para o desenvolvimento da criatividade, identidade e personalidade. Diante disso, o relatório apresenta reflexões acerca dos espaços, da organização e das atividades da Educação Infantil do Colégio Coeducar de Viçosa/MG. Público alvo: Educadores, estudantes e Pedagogia e Educação Infantil. Justificativa: A visita técnica e o seu posterior relatório permitem estabelecer relações com quais propostas pedagógicas estão ali presentes, quais as relações pedagógicas, quais melhorias podem ser feitas, além de permitir relacionar as atividades com autores estudados, de modo a valorizar o fato de as crianças serem seres únicos, que interagem, brincam, aprendem e ensinam. Assim, conhecer os espaços de modo real, ver as movimentações das crianças neles e estabelecer as relações de forma engenhosa favorecem o aprendizado eficaz sobre o mundo infantil, possibilitando a idealização utilização dos espaços, exercitando a visão crítica e a criatividade, tão necessários para que se possa assegurar o potencial de aprendizado das crianças. Objetivo: Relatar a experiência de conhecer a Educação Infantil da Coeducar de Viçosa/MG, a partir de uma visita técnica. Objetivos específicos: Refletir sobre as dinâmicas e a organização das atividades desenvolvidas na Educação Infantil dentro da escola; conhecer as práticas pedagógicas e educacionais; analisar os espaços físicos internos e externos destinados à Educação Infantil; aproximar os estudantes e educadores da realidade da Educação Infantil dentro da escola. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, a qual se deu a partir de uma visita técnica à escola Coeducar em Viçosa, Minas Gerais, no dia 17 de maio de 2023, proposta na disciplina de “Educação Infantil e Cotidiano Escolar”, ministrada pela professora Tamires Souto. Resultados e conclusões: A visita técnica à Coeducar e o relatório contribuíram para minha formação profissional, visto que me permitiu observar espaços e situações que impactam na minha visão enquanto futura pedagoga. Permitiu-me conhecer a aplicação da pedagogia de projetos na prática e constatar a preocupação com a educação infantil por parte da escola, com muitos ambientes e práticas pedagógicas que permitem situações de investigação, curiosidade, experimentação estética, relação sócio afetiva e aprendizado agradável. Percebe-se uma participação ativa dos estudantes, liberdade de expressão de sentimentos, emoções e personalidade. Há estímulos dentro e fora das salas, ambientes que são aconchegantes e receptivos para as crianças, prontos para potencializarem suas habilidades. Há a preocupação com o desenvolvimento integral dos alunos, contemplando o desenvolvimento cognitivo, social e emotivo. Fica claro, pois, o diferencial pedagógico da escola em não ter um ensino tradicionalista. |
Palavras-chave | Educação Infantil, visita técnica, formação pedagógica. |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
---|