Resumo |
As eleições presidenciais de 2022 no Brasil foram marcadas por uma intensa polarização política, que resultou em tensões sociais e divergências de opiniões persistentes. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar a argumentação dos dois candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro, representantes de matrizes ideológicas de esquerda e direita, respectivamente. A pesquisa investigou, a partir dos Modos de Organização do Discurso, como os políticos usam os pilares da retórica aristotélica (logos, pathos e ethos) como estratégia para construir uma imagem ideal perante o público. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu primeiramente na transcrição dos textos relevantes para a pesquisa. Em seguida, foi feita uma análise da constituição linguística e discursiva dos dados, utilizando as categorias pertencentes aos Modos de Organização do Discurso (CHARAUDEAU, 1992, 2008). A terceira etapa envolveu a identificação dos procedimentos retóricos presentes nos discursos. Por fim, foi realizada uma comparação das estratégias utilizadas pelos candidatos. Para a realização deste estudo, tomamos por base a Teoria Semiolinguística de Charaudeau (1992, 2000, 2001, 2006a, 2006b, 2008), juntamente com contribuições de outros autores, como Maingueneau (2005), Amossy (2000, 2005), Reboul (1998) e Aristóteles (2000). A pesquisa revelou que, ao comparar os discursos e estratégias dos candidatos, os valores pregados correspondem as suas matrizes ideológicas. Dessa forma, Lula se alinha à matriz de esquerda e enfatiza igualdade social e solidariedade, enquanto Bolsonaro se alinha à matriz de direita e foca em valores tradicionais, como família e religião. Em termos de comportamento enunciativo, Lula adota um estilo alocutivo, com o discurso mais voltado para o próximo, buscando estabelecer conexão direta com o público, enquanto Bolsonaro adota um estilo elocutivo, com o discurso mais voltado para si mesmo, focando na expressão de seu ponto de vista sobre o mundo. Na argumentação e nos procedimentos da ordem do Logos, Lula destaca os benefícios de seu governo anterior e busca estabelecer consenso social, enquanto Bolsonaro recorre à moralidade e ao patriotismo. Quanto ao ethos, Lula busca construir uma imagem de competência, caráter, humanidade e solidariedade, enquanto Bolsonaro busca construir os ethé de virtude, de competência, de caráter e de chefe. Ademais, ambos os candidatos utilizam estratégias patêmicas para provocar emoções no público, com Bolsonaro enfatizando valores religiosos, patriotismo e união, e Lula apelando para a esperança, nostalgia e desejo de mudança. A análise também destaca a conexão entre a Análise do Discurso e as categorias provenientes da argumentação, demonstrando como esses elementos se entrelaçam no discurso político. |