"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19081

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Stefany dos Reis Oliveira
Orientador MONICA SANTOS DE SOUZA MELO
Outros membros Lívia de Sousa Lima Ramos
Título Persuasão e retórica política: uma análise comparativa dos discursos de Lula e Bolsonaro no debate presidencial da Rede Globo
Resumo As eleições presidenciais de 2022 no Brasil foram marcadas por uma intensa polarização política, que resultou em tensões sociais e divergências de opiniões persistentes. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar a argumentação dos dois candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro, representantes de matrizes ideológicas de esquerda e direita, respectivamente. A pesquisa investigou, a partir dos Modos de Organização do Discurso, como os políticos usam os pilares da retórica aristotélica (logos, pathos e ethos) como estratégia para construir uma imagem ideal perante o público. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu primeiramente na transcrição dos textos relevantes para a pesquisa. Em seguida, foi feita uma análise da constituição linguística e discursiva dos dados, utilizando as categorias pertencentes aos Modos de Organização do Discurso (CHARAUDEAU, 1992, 2008). A terceira etapa envolveu a identificação dos procedimentos retóricos presentes nos discursos. Por fim, foi realizada uma comparação das estratégias utilizadas pelos candidatos. Para a realização deste estudo, tomamos por base a Teoria Semiolinguística de Charaudeau (1992, 2000, 2001, 2006a, 2006b, 2008), juntamente com contribuições de outros autores, como Maingueneau (2005), Amossy (2000, 2005), Reboul (1998) e Aristóteles (2000). A pesquisa revelou que, ao comparar os discursos e estratégias dos candidatos, os valores pregados correspondem as suas matrizes ideológicas. Dessa forma, Lula se alinha à matriz de esquerda e enfatiza igualdade social e solidariedade, enquanto Bolsonaro se alinha à matriz de direita e foca em valores tradicionais, como família e religião. Em termos de comportamento enunciativo, Lula adota um estilo alocutivo, com o discurso mais voltado para o próximo, buscando estabelecer conexão direta com o público, enquanto Bolsonaro adota um estilo elocutivo, com o discurso mais voltado para si mesmo, focando na expressão de seu ponto de vista sobre o mundo. Na argumentação e nos procedimentos da ordem do Logos, Lula destaca os benefícios de seu governo anterior e busca estabelecer consenso social, enquanto Bolsonaro recorre à moralidade e ao patriotismo. Quanto ao ethos, Lula busca construir uma imagem de competência, caráter, humanidade e solidariedade, enquanto Bolsonaro busca construir os ethé de virtude, de competência, de caráter e de chefe. Ademais, ambos os candidatos utilizam estratégias patêmicas para provocar emoções no público, com Bolsonaro enfatizando valores religiosos, patriotismo e união, e Lula apelando para a esperança, nostalgia e desejo de mudança. A análise também destaca a conexão entre a Análise do Discurso e as categorias provenientes da argumentação, demonstrando como esses elementos se entrelaçam no discurso político.
Palavras-chave Debate político, argumentação, teoria semiolinguística
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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