"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19080

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Gabriela Sthefany Alves Silva
Orientador MARCILIA DE SOUSA SILVA
Título O Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física UFV-CAF: Uma Análise Documental
Resumo Introdução: Este estudo aborda a reflexão sobre a constituição curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa- Campus Florestal e os diálogos no campo da Educação, que convidam a refletir a constituição curricular do curso, de modo que acepção crítica de currículo, baseia-se na articulação de saberes (escolarizado e de vida). Silva (2011) estabelece que o currículo “é também uma relação social” (p. 188) no sentido de que o conhecimento é produzido através da relação entre pessoas e de que o conhecimento expresso como lista de conteúdos é, também, produzido através de “relações sociais de poder” (p. 188). Ademais, os conhecimentos que constituem a formação pertencem ao universo das práticas socialmente e culturalmente construídas. Posto isso, o currículo estabelece novos rumos e formas para o saber escolarizado, trazendo elementos da cultura para a desconstrução da ideia de homogeneidade. A prescrição normativa atenta-se à necessidade de o cenário acadêmico atual pautar-se nos princípios de transdisciplinaridade e de associação dos saberes acadêmicos às demandas da realidade social. Objetivos: Analisar o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da UFV- Campus Florestal. Para essa investigação buscamos analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e os pressupostos teóricos balizadores da construção do documento. Metodologia: A abordagem metodológica sugerida para esta pesquisa centrou-se numa análise qualitativa e foi realizada uma combinação de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como norte os termos educação, educação física e currículo. Resultados: Revisitando as questões que nortearam esse estudo, percebemos que o PPC analisado apresenta indícios de uma concepção não restrita e dicotômica entre conhecimentos e ou teoria/prática da formação em Educação Física. Assim, toma-se como referência o debate abarcando, no estudo, sobre o currículo prescrito (documento) e o currículo vivido (práticas do cotidiano da vida das pessoas e da atuação profissional). Conclusões: O estudo do PPC da Licenciatura em Educação Física apontou uma organização de matriz que abarca conhecimentos específicos do universo da formação em Educação Física, ainda que careça de investimento no diálogo necessário com os conhecimentos acadêmicos produzidos no campo da Educação e da Pedagogia. Diante desta perspectiva, um atual projeto acadêmico que valorize a Educação Física como área do conhecimento, em franco diálogo com outros saberes que compõem a análise do mundo em sociedade, e, por conseguinte, considere as possibilidades concretas de intervenção no meio social, necessita, como uma de suas premissas básicas, fomentar a conexão inerente entre teoria e prática. Contudo, tais elementos de análise precisam de aprofundamento a partir das programações e planos específicos de disciplinas acadêmicas.
Palavras-chave Educação, Educação Física, Currículo
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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