ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | História |
Setor | Departamento de História |
Bolsa | Não se Aplica |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Iukyara Yasmin Marinho Machado |
Orientador | LUIZ LIMA VAILATI |
Outros membros | Kerollen Karoline Pereira de Souza |
Título | Estratégias no Ensino de História: Histórias em Quadrinhos e Uso de Fontes Para a Construção de Autonomia Interpretativa. |
Resumo | O presente trabalho propõe possíveis estratégias para a construção do ensino-aprendizagem através da utilização de histórias em quadrinhos na disciplina de História no Ensino Fundamental. Esse esforço busca fugir às frequentes práticas tradicionais no ensino, onde a disciplina é trabalhada pautando apenas acontecimentos em um arranjo supostamente objetivo, assumindo o aluno como sujeito passivo no processo de aprendizagem e como agente histórico propriamente dito. Esse método tradicional deixa de lado a conscientização do aluno a respeito da subjetividade inerente à produção de conhecimento e do que está implicado na pesquisa e escrita historiográficas. Nesse sentido, entre outros pontos, abordou-se o imperativo do recurso às fontes, cada qual com suas potencialidades e limitações específicas, e a relação presente-passado. Durante o estágio docente, observamos que a turma apresentava dificuldades de leitura e interpretação de textos. Neste sentido, objetiva-se relatar as estratégias de histórias em quadrinhos empregadas na elaboração de duas atividades realizadas na turma do sexto ano, e propô-las como possíveis instrumentos para gerar engajamento na turma, compreensão sobre a importância de pautar nossos conhecimentos em fontes e de entendê-las como frutos de seu tempo, autonomia interpretativa e consciência histórica dos alunos quanto à disciplina. A metodologia utilizada na primeira atividade foi a aplicação de uma atividade em quadrinhos onde os alunos deveriam preencher trechos com palavras adequadas e interpretá-los por meio de desenhos para desenvolvimento interpretativo autônomo. Os alunos demonstraram certas dificuldades em completar os espaços escritos, mas conseguiram desenhar a interpretação dos trechos de forma autônoma. Já a segunda, foi a construção de HQs sobre o povo Hebreu, com intuito de estimular os alunos ao uso de fontes históricas como base para a construção de conhecimento, desenvolver habilidades de interpretação através de recurso verbal e visual, além de autonomia interpretativa e engajamento no processo de ensino aprendizagem. Os alunos conseguiram trabalhar com as fontes com certa dificuldade, mas entenderam a importância de usá-las com esforço interpretativo, entendendo-as, também, como produto de seu tempo, além do entendimento da História como interpretação e não uma verdade absoluta. Dessa forma, concluímos que, apesar das aparentes dificuldades, as atividades conseguiram atingir seus objetivos. Primeiro autor: Iukyara Yasmin Marinho Machado. Co-autor: Kerollen Karoline Pereira de Souza Segundo autor: Luiz Lima Vailati. |
Palavras-chave | Educação, Ensino de História, Histórias em quadrinhos. |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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