"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19067

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Iukyara Yasmin Marinho Machado
Orientador LUIZ LIMA VAILATI
Outros membros Kerollen Karoline Pereira de Souza
Título Estratégias no Ensino de História: Histórias em Quadrinhos e Uso de Fontes Para a Construção de Autonomia Interpretativa.
Resumo O presente trabalho propõe possíveis estratégias para a construção do ensino-aprendizagem através da utilização de histórias em quadrinhos na disciplina de História no Ensino Fundamental. Esse esforço busca fugir às frequentes práticas tradicionais no ensino, onde a disciplina é trabalhada pautando apenas acontecimentos em um arranjo supostamente objetivo, assumindo o aluno como sujeito passivo no processo de aprendizagem e como agente histórico propriamente dito. Esse método tradicional deixa de lado a conscientização do aluno a respeito da subjetividade inerente à produção de conhecimento e do que está implicado na pesquisa e escrita historiográficas. Nesse sentido, entre outros pontos, abordou-se o imperativo do recurso às fontes, cada qual com suas potencialidades e limitações específicas, e a relação presente-passado. Durante o estágio docente, observamos que a turma apresentava dificuldades de leitura e interpretação de textos. Neste sentido, objetiva-se relatar as estratégias de histórias em quadrinhos empregadas na elaboração de duas atividades realizadas na turma do sexto ano, e propô-las como possíveis instrumentos para gerar engajamento na turma, compreensão sobre a importância de pautar nossos conhecimentos em fontes e de entendê-las como frutos de seu tempo, autonomia interpretativa e consciência histórica dos alunos quanto à disciplina. A metodologia utilizada na primeira atividade foi a aplicação de uma atividade em quadrinhos onde os alunos deveriam preencher trechos com palavras adequadas e interpretá-los por meio de desenhos para desenvolvimento interpretativo autônomo. Os alunos demonstraram certas dificuldades em completar os espaços escritos, mas conseguiram desenhar a interpretação dos trechos de forma autônoma. Já a segunda, foi a construção de HQs sobre o povo Hebreu, com intuito de estimular os alunos ao uso de fontes históricas como base para a construção de conhecimento, desenvolver habilidades de interpretação através de recurso verbal e visual, além de autonomia interpretativa e engajamento no processo de ensino aprendizagem. Os alunos conseguiram trabalhar com as fontes com certa dificuldade, mas entenderam a importância de usá-las com esforço interpretativo, entendendo-as, também, como produto de seu tempo, além do entendimento da História como interpretação e não uma verdade absoluta. Dessa forma, concluímos que, apesar das aparentes dificuldades, as atividades conseguiram atingir seus objetivos.

Primeiro autor: Iukyara Yasmin Marinho Machado.
Co-autor: Kerollen Karoline Pereira de Souza
Segundo autor: Luiz Lima Vailati.
Palavras-chave Educação, Ensino de História, Histórias em quadrinhos.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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