"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19048

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Deyziane de Jesus Pereira Silva
Orientador JOSIANE APARECIDA RODRIGUES FIALHO
Outros membros TATIANA PIRES BARRELLA
Título Contribuições do Estágio Supervisionado na formação inicial de licenciandos em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa
Resumo O presente trabalho aborda as contribuições formativas a partir da realização do Estágio Supervisionado IV em Educação do Campo, realizado durante o primeiro semestre de 2023 do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza da Universidade Federal de Viçosa. O Estágio Supervisionado IV é um componente curricular que possui como objetivo compreender a estrutura e o funcionamento do Ensino Médio, aprofundar a reflexão sobre o Ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio, realizar a observação das aulas de Química e Biologia, refletir e experimentar situações de efetivo exercício profissional como educador do campo no Ensino de Química, Biologia, pensar sobre as relações entre Agroecologia e o Ensino de Ciências da Natureza e compreender as potencialidades e desafios do trabalho educativo interdisciplinar na Educação do Campo. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é descrever as atividades, apresentar reflexões sobre a contribuições do Estágio Supervisionado e destacar a importância dos conhecimentos teóricos quando se está no chão da escola. Baseando-se no relato de uma licencianda, que realizou o Estágio Supervisionado em 2023-I. Foram realizadas diversas atividades que propiciaram uma visão ampla das rotinas e desafios do ambiente escolar, desenvolvidas em conjunto com outros licenciandos, estimulando a colaboração e a troca de experiências. A parte teórica da disciplinas abordou temáticas como: mudanças implementadas no Novo Ensino Médio; aprofundamento com relação as reformas educacionais; ponderações da importância do planejamento escolar; interdisciplinaridade; inserção da agroecologia como um tema gerador; ampliação da compreensão da formação por área de conhecimento; e estudo dos documentos referentes a Base Comum Curricular e o Currículo Referência de Minas Gerais. A licencianda foi acompanhado por professores supervisores, onde relata que foi essencial para direcionar as ações, orientar e avaliar o desenvolvimento das observações e regências ao longo do estágio na escola. Na regência destacam-se: o envolvimento dos alunos durante as aulas e o interesse demonstrado pelos conteúdos e a participação ativa nas atividades e a adaptação constante das estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos, com diferentes abordagens e recursos didáticos para garantir a compreensão dos conteúdos por parte de todos, além da preocupação em elaborar atividades que também fosse inclusiva. Conclui-se que a realização do Estágio Supervisionado permitiu à licencianda compreender a relação entre teoria e prática, promoveu a aproximação da realidade das atividades teóricas e a sala de aula, além de proporcionar a oportunidade de vivenciar os desafios futuros da docência e as peculiaridades do ambiente escolar, ao tempo que permitiu a futura educadora, refletir e tornar-se pesquisadora de sua prática.
Palavras-chave Formação docente, Ciências da natureza, agroecologia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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