Resumo |
O presente trabalho aborda as contribuições formativas a partir da realização do Estágio Supervisionado IV em Educação do Campo, realizado durante o primeiro semestre de 2023 do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza da Universidade Federal de Viçosa. O Estágio Supervisionado IV é um componente curricular que possui como objetivo compreender a estrutura e o funcionamento do Ensino Médio, aprofundar a reflexão sobre o Ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio, realizar a observação das aulas de Química e Biologia, refletir e experimentar situações de efetivo exercício profissional como educador do campo no Ensino de Química, Biologia, pensar sobre as relações entre Agroecologia e o Ensino de Ciências da Natureza e compreender as potencialidades e desafios do trabalho educativo interdisciplinar na Educação do Campo. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é descrever as atividades, apresentar reflexões sobre a contribuições do Estágio Supervisionado e destacar a importância dos conhecimentos teóricos quando se está no chão da escola. Baseando-se no relato de uma licencianda, que realizou o Estágio Supervisionado em 2023-I. Foram realizadas diversas atividades que propiciaram uma visão ampla das rotinas e desafios do ambiente escolar, desenvolvidas em conjunto com outros licenciandos, estimulando a colaboração e a troca de experiências. A parte teórica da disciplinas abordou temáticas como: mudanças implementadas no Novo Ensino Médio; aprofundamento com relação as reformas educacionais; ponderações da importância do planejamento escolar; interdisciplinaridade; inserção da agroecologia como um tema gerador; ampliação da compreensão da formação por área de conhecimento; e estudo dos documentos referentes a Base Comum Curricular e o Currículo Referência de Minas Gerais. A licencianda foi acompanhado por professores supervisores, onde relata que foi essencial para direcionar as ações, orientar e avaliar o desenvolvimento das observações e regências ao longo do estágio na escola. Na regência destacam-se: o envolvimento dos alunos durante as aulas e o interesse demonstrado pelos conteúdos e a participação ativa nas atividades e a adaptação constante das estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos, com diferentes abordagens e recursos didáticos para garantir a compreensão dos conteúdos por parte de todos, além da preocupação em elaborar atividades que também fosse inclusiva. Conclui-se que a realização do Estágio Supervisionado permitiu à licencianda compreender a relação entre teoria e prática, promoveu a aproximação da realidade das atividades teóricas e a sala de aula, além de proporcionar a oportunidade de vivenciar os desafios futuros da docência e as peculiaridades do ambiente escolar, ao tempo que permitiu a futura educadora, refletir e tornar-se pesquisadora de sua prática. |