Resumo |
O estudo foi realizado em uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFET), na região metropolitana de Belo Horizonte/MG/Brasil, com o objetivo de analisar os significados atribuídos às práticas corporais do Programa Institucional de Esporte e Lazer (PIEL). O PIEL é desenvolvido exclusivamente pelos IFETs, visando estimular as ações no âmbito das práticas corporais e de lazer à comunidade interna, tendo como princípio a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa de cunho qualitativo, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O IFET caracteriza-se como um espaço de ensino voltado para instrução dos conhecimentos técnicos/científicos necessários para inserção no mundo do trabalho. Os estudantes possuem uma jornada diária extensa, que gira em torno de 10 horas e 30 minutos na instituição escolar, com média de apenas 3 horas disponíveis sem aula. Há uma média de 16 disciplinas na grade curricular e uma alta demanda de atividades acadêmicas, o que gera uma oscilação entre a utilizar o seu tempo disponível para o cumprimento das atividades acadêmicas ou para realizar outras atividades para além dos estudos, como alimentação e práticas de lazer que promovam bem-estar aos estudantes. O instrumento de coleta dos dados foi questionário semi-estruturado contendo 13 questões direcionadas aos alunos do 3° ano dos cursos técnicos integrados (Automação, Mecânica e Química), cujas respostas coletadas serão tratadas pela técnica de análise de conteúdo. As práticas corporais desenvolvidas pelo PIEL na rede federal constroem atividades para que todos os estudantes. O recorte de sujeitos participantes da pesquisa se deu em função porque o 3° ano dos cursos teve vivência do PIEL de forma remota e presencial. Sendo assim, o estudo buscou compreender os benefícios da participação nas ações do PIEL considerando as percepções dos estudantes. A investigação pautou-se na saúde e bem estar considerando os sentimentos e atitudes após participação nas atividades, bem como a percepções dos estudantes sobre sua condição de saúde mental ao integrarem as ações do PIEL. Considerações: Quanto às respostas obtidas dentro desta pesquisa de campo, é possível entender que as práticas corporais desenvolvidas pelo PIEL proporcionam a construção de diferentes significados aos estudantes. Para a grande maioria dos voluntários desta pesquisa, é a oportunidade de se apreciar os efeitos positivos do lazer e dos esportes, relacionados ao seu bem estar, redução do estresse e ansiedade, o que os ajuda a lidar com a rotina árdua de estudos do IFMG. Partindo do pressuposto que o PIEL atua como um projeto de extensão cujo princípio é a participação dos alunos, a inclusão e a socialização, permitindo que todos vivenciem a maior diversidade esportiva e o acesso ao lazer, é compreendido que o programa assume uma característica importante para o bem estar dos estudantes independente da forma de fruição das ações. |