"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19035

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Christian Ganga Araujo
Orientador MARCILIA DE SOUSA SILVA
Título As práticas de esporte e lazer e as significaçãoes produzidas pelos estudantes do IFMG - Betim: Um estudo sobre o Programa Institucional de Esporte e Lazer
Resumo O estudo foi realizado em uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFET), na região metropolitana de Belo Horizonte/MG/Brasil, com o objetivo de analisar os significados atribuídos às práticas corporais do Programa Institucional de Esporte e Lazer (PIEL). O PIEL é desenvolvido exclusivamente pelos IFETs, visando estimular as ações no âmbito das práticas corporais e de lazer à comunidade interna, tendo como princípio a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa de cunho qualitativo, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O IFET caracteriza-se como um espaço de ensino voltado para instrução dos conhecimentos técnicos/científicos necessários para inserção no mundo do trabalho. Os estudantes possuem uma jornada diária extensa, que gira em torno de 10 horas e 30 minutos na instituição escolar, com média de apenas 3 horas disponíveis sem aula. Há uma média de 16 disciplinas na grade curricular e uma alta demanda de atividades acadêmicas, o que gera uma oscilação entre a utilizar o seu tempo disponível para o cumprimento das atividades acadêmicas ou para realizar outras atividades para além dos estudos, como alimentação e práticas de lazer que promovam bem-estar aos estudantes. O instrumento de coleta dos dados foi questionário semi-estruturado contendo 13 questões direcionadas aos alunos do 3° ano dos cursos técnicos integrados (Automação, Mecânica e Química), cujas respostas coletadas serão tratadas pela técnica de análise de conteúdo. As práticas corporais desenvolvidas pelo PIEL na rede federal constroem atividades para que todos os estudantes. O recorte de sujeitos participantes da pesquisa se deu em função porque o 3° ano dos cursos teve vivência do PIEL de forma remota e presencial. Sendo assim, o estudo buscou compreender os benefícios da participação nas ações do PIEL considerando as percepções dos estudantes. A investigação pautou-se na saúde e bem estar considerando os sentimentos e atitudes após participação nas atividades, bem como a percepções dos estudantes sobre sua condição de saúde mental ao integrarem as ações do PIEL. Considerações: Quanto às respostas obtidas dentro desta pesquisa de campo, é possível entender que as práticas corporais desenvolvidas pelo PIEL proporcionam a construção de diferentes significados aos estudantes. Para a grande maioria dos voluntários desta pesquisa, é a oportunidade de se apreciar os efeitos positivos do lazer e dos esportes, relacionados ao seu bem estar, redução do estresse e ansiedade, o que os ajuda a lidar com a rotina árdua de estudos do IFMG. Partindo do pressuposto que o PIEL atua como um projeto de extensão cujo princípio é a participação dos alunos, a inclusão e a socialização, permitindo que todos vivenciem a maior diversidade esportiva e o acesso ao lazer, é compreendido que o programa assume uma característica importante para o bem estar dos estudantes independente da forma de fruição das ações.
Palavras-chave Práticas corporais, Práticas de lazer, Saúde e Bem estar.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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