"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19011

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Wilker Jefferson Dias Teodoro
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros Júlia Aparecida Deolinda, KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA, Michelle Carolline de Melo
Título Museus, a Magia da Arte
Resumo A educação infantil vem ganhando, ao longo do tempo, espaços maiores dentro da sociedade, tendo os avanços ocasionados nos últimos anos, a atual visão de criança como "sujeito de direitos". Este grupo etário passou a ocupar espaços que antes não era vistos como atraentes ou apropriados a ele. Os museus por exemplo, passaram a ser considerados fundamentais para a preservação de memórias, assim como locais ricos e inspiradores para o desenvolvimento da linguagem artística da criança pequena. Apesar de alguns profissionais não compreenderem ainda sobre o desenvolvimento da criança pequena é essencial que eles estejam abertos para receber este público. Este local é um grande potencializador de conhecimento, pois a criança consegue trabalhar várias habilidades como a imaginação, criatividade além do gosto pela arte que é tão importante. A escolha da turma da sala 1 ocorreu após várias discussões. A idade das crianças é de 1 ano a 1 ano e 6 meses. É essencial que desde cedo as crianças pequenas tenham contato com o mundo da arte. Qualquer visita bem como a sua contextualização é de grande importância. O trabalho desenvolvido teve como metodologia de aplicação, três etapas sequenciais e fundamentais, envolvendo as crianças da faixa etária citada: 1º Atividade: Visita Técnica Orientada ao Museu de Zoologia da UFV; 2º Atividade: Caixa Mágica - Descobrindo os animais; 3º Atividade: Pintura com as Mãos, a Arte nas Pontas dos Dedos. Ao desenvolvermos a atividade proporcionamos às crianças a possibilidade de vivenciar na prática a rotina do Museu de Zoologia, apesar de muito se questionar de como seria com crianças da Sala 1 em um Museu, ressaltamos que agregamos um valor enorme ao seu desenvolvimento, sendo este de caráter integrativo, considerando os aspectos fisico-motor, social, afetivo, cogntivo e moral. A participação das crianças trouxe uma visão diferenciada e ampliada sobre o que pode agregar valor ao seu desenvolvimento e assim percebemos que não há limites para quem almeja ir, buscar e alçar voos cada vez mais altos. As crianças possuem todo um contexto para se inserirem/conhecerem, nosso papel como Educadores Infantis, proporcionando de forma integral o alcance da amplitude do seu desenvolvimento de acordo com as mais diversas possibilidades. Ao analisar tudo que foi apresentado as crianças, compreendemos que este grupo tem um grande potencial. Estimulá-las a desenvolver o interesse por esse campo é importante, visto que hoje sabe-se que a arte é um grande potencializador do desenvolvimento do indivíduo, fazendo com que a criança se expresse através de várias formas. As crianças fizeram sua primeira visita a um museu, onde observamos interesse e curiosidade para explorar todo o local. Proporcionar-lhes esta experiência foi muito importante, pela importância desses momentos na rotina da criança pequena. Desemparedá-las é necessário.
Palavras-chave Artes, Museus, Crianças
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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