"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18999

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Igor Rodrigues Mendes
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Título Tecnologias digitais da informação e comunicação no curso de medicina: produção de materiais didáticos e avaliação de sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem no contexto pós-pandemia
Resumo Tema central: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) desempenham papel crucial na educação médica. Público alvo: estudantes regularmente matriculados no terceiro ano do curso de Medicina de uma Universidade Federal, cursando a disciplina de Pediatria. Justificativa: Em virtude da pandemia da COVID-19, foi necessária uma inovação educacional, buscando alternativas de ensino-aprendizagem apoiadas em TDICs. Objetivos: elaborar materiais didáticos baseados em TDICs e analisar a avaliação dos estudantes sobre o processo de ensino-aprendizado utilizando esses recursos. Metodologias: Realizou-se uma revisão de literatura com ênfase nas atualizações da Sociedade Brasileira de Pediatria de 2022 sobre o tema "Reanimação do recém-nascido ≥34 semanas em sala de parto". Foram elaborados materiais didáticos, incluindo roteiros e videoaulas, com abordagens teórico-práticas, que foram disponibilizados via YouTube e GoogleDrive. Após preencherem o termo de consentimento livre e esclarecido e assinalarem concordância, os estudantes tiveram acesso aos vídeos. Ao concluírem a visualização, um questionário foi aplicado para que avaliassem o conteúdo e sua contribuição para o aprendizado. Resultados: foram elaborados oito roteiros e oito videoaulas abordando todos os aspectos acerca do tema proposto. Os resultados são sintetizados a seguir: a) 93,3% dos participantes concordaram totalmente que as plataformas utilizadas foram adequadas, e 100% não enfrentaram problemas de acesso ao conteúdo; b) 100% consideraram o conteúdo relevante para a prática clínica, em conformidade com as recomendações atuais, e 93,3% concordaram totalmente que ele estava alinhado ao conteúdo das disciplinas; c) 93,3% concordaram totalmente que os vídeos apresentavam boa qualidade de imagem e som, eram didáticos e de fácil compreensão, e conseguiram compreender todo o conteúdo abordado. Ademais, 80% consideraram que a duração era adequada para apresentar os temas com qualidade; d) 100% concordaram totalmente que não enfrentaram problemas ao acessar os vídeos usando computadores, celulares ou tablets, e que as TDICs foram importantes para seu aproveitamento na disciplina; e) 93,3% concordaram totalmente que a participação no projeto contribuiu para aumento do conhecimento sobre diferentes assuntos abordados nos vídeos, e 80% afirmaram que o conteúdo trouxe mais segurança nas avaliações práticas da disciplina e contribuiu para um melhor desempenho na mesma; f) Na avaliação do material, 33,33% atribuíram nota 10, 40% nota 9 e 26,67% nota 8; g) 80% dos participantes consideraram a avaliação final do projeto como excelente, enquanto 20% como boa. Conclusões: a maioria dos participantes demonstrou plena satisfação com a participação no projeto e com o material didático elaborado. Eles evidenciaram a importância e eficácia das TDICs na educação médica, bem como a qualidade do material produzido, destacando sua contribuição significativa para o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave Pediatria, Educação médica, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)
Forma de apresentação..... Painel
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