Resumo |
O projeto “Fazer arte lá fora, porque é lá que eu quero arteirar", busca evidenciar a importância da arte para as crianças e mostrar as possibilidades da mesma ser feita ao ar livre. É importante ressaltar que o presente resumo faz parte de um projeto maior, realizado como parte da disciplina EIN 356-Expressões Artísticas na Infância. Na área da arte musical e corporal trabalha-se com as crianças, a exploração e descoberta de músicas, sons, o corpo, os movimentos e os ritmos existentes. Neste sentido, a arte promove diversas experiências e abre oportunidades para conhecer diferentes formas de expressão. O público alvo do projeto foram crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa. O objetivo das brincadeiras e jogos propostos visou proporcionar às crianças atividades de/com expressões artísticas, mais especificamente nas artes musicais e corporais. Trabalhar a arte musical e corporal é de fundamental importância no que diz respeito ao desenvolvimento integral das crianças, em que elas poderão se divertir e vivenciar experiências tendo contato com sons, ritmos, instrumentos e o conhecimento do próprio corpo por meio dos movimentos e interações sociais. Assim elas podem se expressar, usar da criatividade, se conhecer e conhecer o mundo. Por meio das atividades propostas, foi possível cativar o interesse das crianças pela música, dança e descobertas de novos sons por meio da exploração de diferentes materiais. As mesmas interagiram com os instrumentos, tocaram e ficaram experimentando sons diferentes. Elas não se limitaram apenas aos instrumentos, mas também testaram sons com outros objetos. Os bebês também tiveram a oportunidade de vivenciar experiências em torno da música que visou possibilitar o movimento e a exploração. Em suma, o presente projeto possibilitou que as crianças interagissem e se expressassem por meio das artes musicais e corporais, de maneira livre e lúdica, partindo do interesse das mesmas. As graduandas envolvidas com as atividades tiveram a oportunidade de relacionar a teoria com a prática, partindo dos conhecimentos adquiridos em aula para a prática com as crianças. É importante ressaltar que o desenvolvimento infantil apresenta muitos aspectos e estágios que precisam ser analisados para que o educador tenha uma prática pautada na ludicidade, possibilitando assim que as crianças utilizem diferentes maneiras de fazer arte e se expressar. O tema do projeto também possibilitou que os envolvidos desconstruíssem a visão de uma sala de aula limitada a quatro paredes, e ampliasse a visão para as infinitas possibilidades de trabalhar com as crianças, não se limitando à pedagogias empiristas, mas aumentando o leque de possibilidades de exploração do mundo por elas, visando a autonomia, ludicidade e o seu desenvolvimento integral. |