"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18988

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Flávia Saraiva Superbi
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros Aline Aparecida Barbosa, KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA, Lavínia de Sousa Pereira, Paula Eduarda Arnaldo Dantas Lima
Título Arte, música e corpo: tudo é produção musical
Resumo O projeto “Fazer arte lá fora, porque é lá que eu quero arteirar", busca evidenciar a importância da arte para as crianças e mostrar as possibilidades da mesma ser feita ao ar livre. É importante ressaltar que o presente resumo faz parte de um projeto maior, realizado como parte da disciplina EIN 356-Expressões Artísticas na Infância. Na área da arte musical e corporal trabalha-se com as crianças, a exploração e descoberta de músicas, sons, o corpo, os movimentos e os ritmos existentes. Neste sentido, a arte promove diversas experiências e abre oportunidades para conhecer diferentes formas de expressão. O público alvo do projeto foram crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa. O objetivo das brincadeiras e jogos propostos visou proporcionar às crianças atividades de/com expressões artísticas, mais especificamente nas artes musicais e corporais. Trabalhar a arte musical e corporal é de fundamental importância no que diz respeito ao desenvolvimento integral das crianças, em que elas poderão se divertir e vivenciar experiências tendo contato com sons, ritmos, instrumentos e o conhecimento do próprio corpo por meio dos movimentos e interações sociais. Assim elas podem se expressar, usar da criatividade, se conhecer e conhecer o mundo. Por meio das atividades propostas, foi possível cativar o interesse das crianças pela música, dança e descobertas de novos sons por meio da exploração de diferentes materiais. As mesmas interagiram com os instrumentos, tocaram e ficaram experimentando sons diferentes. Elas não se limitaram apenas aos instrumentos, mas também testaram sons com outros objetos. Os bebês também tiveram a oportunidade de vivenciar experiências em torno da música que visou possibilitar o movimento e a exploração. Em suma, o presente projeto possibilitou que as crianças interagissem e se expressassem por meio das artes musicais e corporais, de maneira livre e lúdica, partindo do interesse das mesmas. As graduandas envolvidas com as atividades tiveram a oportunidade de relacionar a teoria com a prática, partindo dos conhecimentos adquiridos em aula para a prática com as crianças. É importante ressaltar que o desenvolvimento infantil apresenta muitos aspectos e estágios que precisam ser analisados para que o educador tenha uma prática pautada na ludicidade, possibilitando assim que as crianças utilizem diferentes maneiras de fazer arte e se expressar. O tema do projeto também possibilitou que os envolvidos desconstruíssem a visão de uma sala de aula limitada a quatro paredes, e ampliasse a visão para as infinitas possibilidades de trabalhar com as crianças, não se limitando à pedagogias empiristas, mas aumentando o leque de possibilidades de exploração do mundo por elas, visando a autonomia, ludicidade e o seu desenvolvimento integral.
Palavras-chave Música, Corpo, Arte e Infância
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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