Resumo |
O grupo PET Educação Conexões de Saberes, campus Viçosa, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi convidado a participar do projeto de extensão intitulado "Engenheiros para o Futuro" em parceria com o Curso de Engenharia Civil da UFV. Tal projeto aborda a temática de Transporte Ferroviário com estudantes de diferentes níveis de ensino. A iniciativa envolve a turma de ingressantes do curso de Engenharia Civil de 2023 matriculados na disciplina CIV 120 - Ações de Extensão na Engenharia, estudantes do Grupo PET-EDU e estudantes da Educação Básica. O projeto visa despertar e estimular os estudantes envolvidos para a ciência e a tecnologia, além de buscar desconstruir o paradigma de que a matemática e as tecnologias são áreas científicas restritas a um número limitado de sujeitos. Primeiramente, o papel desempenhado pelo grupo PET-EDU consistiu em colaborar na adaptação didático-pedagógica das atividades propostas. Nesse contexto, o grupo teve a oportunidade de oferecer sugestões quanto aos materiais a serem utilizados, a metodologia empregada, a linguagem mais adequada, de acordo com a faixa etária em cada atividade, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi possível observar, durante uma aula de CIV-120, a evolução nas atividades realizadas e, em seguida, o PET-EDU forneceu assistência aos grupos designados para cada atividade, respondendo e auxiliando nas dúvidas em relação à elaboração do material. Como resultado, acompanhamos a apresentação das atividades e dos materiais desenvolvidos. Dentre as atividades desenvolvidas, listamos os jogos de memória e quebra-cabeças sobre cargas e vagões, bem como as maquetes sobre o transporte intermodal, pátios e vias ferroviárias. O material produzido será utilizado na próxima etapa do projeto, que será realizado em escolas públicas no município de Viçosa. Ademais, o PET-EDU tem participado das visitas realizadas às escolas, buscando aprimorar a abordagem dos estudantes do Curso de Engenharia Civil, bem como oferecer sugestões didático-pedagógicas sobre a forma de apresentação do conteúdo do projeto. Por fim, o Projeto Engenheiros para o Futuro, através da colaboração na adaptação das atividades propostas e da assistência oferecida aos grupos designados, proporcionou a aproximação de duas áreas e cursos distintos, permitindo a troca de experiências e aprendizagens mútuas entre os participantes do projeto, além do reconhecimento da importância da Pedagogia na adaptação das atividades. Tal parceria possibilitou contribuições importantes para a comunidade escolar, possibilitando a ampliação das perspectivas e escolhas profissionais dos estudantes. |