"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18959

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Maria Alice Quirino Vieira
Orientador MARCILIA DE SOUSA SILVA
Título Os Desafios da Formação Continuada de Professores de Educação Física: Questões Atuais
Resumo INTRODUÇÃO: A presente pesquisa tem como intuito principal abordar os desafios da formação continuada dos professores de Educação Física a partir de questões atuais. Para Lima e Moura (2018) a formação continuada representa um processo que favorece o sucessivo desen- volvimento profissional do professor em uma interligação entre sua formação inicial, correspondente às vivências de aprendizagem nas instituições formadoras e a continuada, sendo um processo que vai ocorrendo durante o exercício da profissão. A formação continuada possibilita a construção a partir dos próprios desafi- os, a troca de experiências, dinâmicas que instigam uma maior reflexão e a construção de conhecimentos, sendo uma lógica de ação na qual formação e prática se articulam por um problema real (NÓVOA, 2020). Por meio de cursos, workshops, palestras e outras atividades, os professores têm a oportunidade de adquirir novas habilidades, técnicas e estratégias de ensino, a fim de melhorar sua prática pedagógica. Além disso, a formação continuada promove a reflexão sobre a própria prática, estimula a troca de experiências entre os educadores e mantém os professores atualizados com as transformações sociais, tecnológicas e educacionais. OBJETIVOS: Este estudo objetivou analisar as percepções que os professores e professoras de Educação Física têm a respeito da formação continuada a partir de suas narrativas. Para tal, buscou identificar os processos formativos vivenciados por esses docentes, compreender a formação continuada a partir das narrativas, compreender como os professores e professoras percebem a formação continuada em tempos de pandemia e as lógicas de formação presentes nas diretrizes educacionais. RESULTADOS PARCIAIS: Considerando as narrativas, a formação é compreendida como fundamental para que os professores possam enfrentar os desafios contemporâneos da educação, proporcionando um ensino de qualidade e adequado às necessidades dos estudantes, bem como a inovação nas práticas pedagógicas. CONCLUSÕES: Por meio dessa prática, os professores têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e melhorar sua prática pedagógica, garantindo um ensino de qualidade. Investir na formação continuada é investir na melhoria da educação e no desenvolvimento pleno dos estudantes. Contudo, há necessidade de que o setor público assuma a formação continuada, e não somente, investimento próprio e individual de professores e professoras.

ALGUMAS REFERÊNCIAS
LIMA, Francisca das Chagas Silva; MOURA, Maria da Glória Carvalho. A formação continuada de professores como instrumento de ressignificação da prática pedagógi- ca. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 242-258, 2018.

NÓVOA, Antônio. 1 Vídeo (1:18:50). Formação Continuada - Aula Magna António Nóvoa. Publicado pelo canal Educação Bahia, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7kSPWa5Nieo. Acesso em: 10 maio 2022.
Palavras-chave Formação continuada, docência, prática pedagógica.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.