ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Educação física |
Setor | Departamento de Educação Física |
Bolsa | CAPES |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Maria Alice Quirino Vieira |
Orientador | MARCILIA DE SOUSA SILVA |
Título | Os Desafios da Formação Continuada de Professores de Educação Física: Questões Atuais |
Resumo | INTRODUÇÃO: A presente pesquisa tem como intuito principal abordar os desafios da formação continuada dos professores de Educação Física a partir de questões atuais. Para Lima e Moura (2018) a formação continuada representa um processo que favorece o sucessivo desen- volvimento profissional do professor em uma interligação entre sua formação inicial, correspondente às vivências de aprendizagem nas instituições formadoras e a continuada, sendo um processo que vai ocorrendo durante o exercício da profissão. A formação continuada possibilita a construção a partir dos próprios desafi- os, a troca de experiências, dinâmicas que instigam uma maior reflexão e a construção de conhecimentos, sendo uma lógica de ação na qual formação e prática se articulam por um problema real (NÓVOA, 2020). Por meio de cursos, workshops, palestras e outras atividades, os professores têm a oportunidade de adquirir novas habilidades, técnicas e estratégias de ensino, a fim de melhorar sua prática pedagógica. Além disso, a formação continuada promove a reflexão sobre a própria prática, estimula a troca de experiências entre os educadores e mantém os professores atualizados com as transformações sociais, tecnológicas e educacionais. OBJETIVOS: Este estudo objetivou analisar as percepções que os professores e professoras de Educação Física têm a respeito da formação continuada a partir de suas narrativas. Para tal, buscou identificar os processos formativos vivenciados por esses docentes, compreender a formação continuada a partir das narrativas, compreender como os professores e professoras percebem a formação continuada em tempos de pandemia e as lógicas de formação presentes nas diretrizes educacionais. RESULTADOS PARCIAIS: Considerando as narrativas, a formação é compreendida como fundamental para que os professores possam enfrentar os desafios contemporâneos da educação, proporcionando um ensino de qualidade e adequado às necessidades dos estudantes, bem como a inovação nas práticas pedagógicas. CONCLUSÕES: Por meio dessa prática, os professores têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e melhorar sua prática pedagógica, garantindo um ensino de qualidade. Investir na formação continuada é investir na melhoria da educação e no desenvolvimento pleno dos estudantes. Contudo, há necessidade de que o setor público assuma a formação continuada, e não somente, investimento próprio e individual de professores e professoras. ALGUMAS REFERÊNCIAS LIMA, Francisca das Chagas Silva; MOURA, Maria da Glória Carvalho. A formação continuada de professores como instrumento de ressignificação da prática pedagógi- ca. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 242-258, 2018. NÓVOA, Antônio. 1 Vídeo (1:18:50). Formação Continuada - Aula Magna António Nóvoa. Publicado pelo canal Educação Bahia, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7kSPWa5Nieo. Acesso em: 10 maio 2022. |
Palavras-chave | Formação continuada, docência, prática pedagógica. |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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