"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18956

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Bianca Aragão Caparelli
Orientador THAMIRIS CALEGARI RODRIGUES
Outros membros Caio Demarchi Inoue, Débora Kamasche Henrique de Souza, Naíla da Silva Seles, ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título Uma experiência da Residência Pedagógica em Arte no ensino regular: sua interface com a dinâmica escolar e seus desafios.
Resumo O presente trabalho apresenta considerações sobre a experiência dos residentes do Programa de Residência Pedagógica dentro do ambiente escolar no ensino regular, abarcando reflexões acerca do convívio com a dinâmica escolar e seus desafios. Tem como problematização a vivência atual dos bolsistas do Núcleo Arte ligado ao Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa, suas relações com a escola e com a preceptora, no município de Viçosa-MG. A Residência Pedagógica consiste em uma imersão prática em que permite que os bolsistas interajam com o ambiente escolar, acompanhando de forma mais íntegra o funcionamento educacional. Através dessa experiência prática, o programa garante a oportunidade de vivenciar de forma mais aprofundada a realidade escolar, permitindo que os bolsistas tenham um novo olhar e exerçam os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito universitário, desenvolvendo-os de forma autônoma na sala de aula. Dessa forma, a proximidade do preceptor com o processo de formação dos residentes torna-se uma ferramenta fundamental na exploração de técnicas, no engajamento e na autonomia dos bolsistas como futuros educadores estimulando a reflexão de perspectivas e de metodologias do ensino e o trabalho colaborativo. Além disso, a Residência Pedagógica proporciona um aprendizado mútuo e bidirecional entre os residentes e o professor experiente, uma vez que o primeiro leva consigo conhecimentos atuais que podem servir de estímulo para que o professor, já consolidado com sua forma de atuação, através de trocas com os bolsistas, possa renovar e aprimorar sua metodologia de ensino. Também, ela permite o desenvolvimento de habilidades e competências associadas ao planejamento de aulas, a gestão de sala de aula, aos desafios enfrentados, ao ambiente escolar, à interação com os estudantes e à avaliação do aprendizado. Assim sendo, o conteúdo exposto neste trabalho visa como objetivo servir de material teórico sólido tanto para os atuais, quanto para os futuros residentes que possam estudar, e, também, para os interessados em se tornarem preceptores, a respeito da temática. Dessa maneira, permitindo a obtenção de novas trajetórias e concepções em relação à prática pedagógica dentro das escolas do ensino básico, servindo de guia e oferecendo ideias inovadoras com diferentes abordagens a fim de proporcionar uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem para a formação continuada dos residentes e preceptores.
Palavras-chave Residência Pedagógica, Escola, Arte
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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