Resumo |
A escola é, por sua natureza, um espaço de construção e reconstrução de identidades sociais. Vivenciar e compartilhar experiências neste espaço implica num compromisso contínuo com a necessidade de refletir sobre em quais bases as identidades são construídas pelos sujeitos sociais, principalmente os jovens, que nele se encontram, e quais são seus efeitos nas sociabilidades geradas a partir dele. Neste sentido, partimos do pressuposto de que é necessário adentrar nos contextos dessas vivências, nos cotidianos dos jovens a fim de compreender o sentimento de pertencimento e como eles compartilham e representam símbolos e valores. A presente pesquisa objetiva o estudo da construção das identidades juvenis no ensino médio público no Colégio de Aplicação da UFV a partir do espaço escolar. Foram mobilizados alguns códigos e seus significados estéticos como o ‘prisma’ composto das quatro cores, muito utilizado na representação do colégio, e algumas narrativas pessoais acerca das vivências ocorridas durante a realização do ensino médio no Cap-Coluni. Outros dois elementos, foram norteadores da pesquisa: os afastamentos dos estudantes e do espaço escolar físico durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19 nos anos de 2020 e 2021, e a adoção das ações afirmativas para ingresso na 1a série a partir de 2022. Por isso, o recorte está nos estudantes ingressantes no triênio 2021-2023. Adotando dois eixos epistemológicos - empírico-analítico e crítico-dialético, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os quatro conceitos norteadores da pesquisa, a saber: escola, juventudes, identidades, pertencimentos e a e suas confluências. Passou-se a busca de meios para a compreensão das relações microssociológicas, interligadas às macrossociológicas da identidade na juventude escolar. Como exercícios epistemológicos foram acessados materiais audiovisuais retratando realidades escolares na França e no Brasil que dialogam com a percepção da escola enquanto espaço de sociabilidades e as problemáticas institucionais. Seguiu-se à observação do espaço escolar (espaços de circulação e salas de aula) a partir de roteirização envolvendo os pilares da pesquisa - escola, juventudes, identidades e pertencimentos. Os dados referentes às observações estão sendo sistematizados para incorporação à pesquisa. |