"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18949

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor WEBSTER SAMUEL SOARES RODRIGUES
Orientador ALESSANDRA GOMES MENDES TOSTES
Outros membros ENZO HIDEKI MATSUMOTO RIBEIRO
Título As identidades juvenis construídas a partir do ingresso no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Resumo A escola é, por sua natureza, um espaço de construção e reconstrução de identidades sociais. Vivenciar e compartilhar experiências neste espaço implica num compromisso contínuo com a necessidade de refletir sobre em quais bases as identidades são construídas pelos sujeitos sociais, principalmente os jovens, que nele se encontram, e quais são seus efeitos nas sociabilidades geradas a partir dele. Neste sentido, partimos do pressuposto de que é necessário adentrar nos contextos dessas vivências, nos cotidianos dos jovens a fim de compreender o sentimento de pertencimento e como eles compartilham e representam símbolos e valores. A presente pesquisa objetiva o estudo da construção das identidades juvenis no ensino médio público no Colégio de Aplicação da UFV a partir do espaço escolar. Foram mobilizados alguns códigos e seus significados estéticos como o ‘prisma’ composto das quatro cores, muito utilizado na representação do colégio, e algumas narrativas pessoais acerca das vivências ocorridas durante a realização do ensino médio no Cap-Coluni. Outros dois elementos, foram norteadores da pesquisa: os afastamentos dos estudantes e do espaço escolar físico durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19 nos anos de 2020 e 2021, e a adoção das ações afirmativas para ingresso na 1a série a partir de 2022. Por isso, o recorte está nos estudantes ingressantes no triênio 2021-2023. Adotando dois eixos epistemológicos - empírico-analítico e crítico-dialético, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os quatro conceitos norteadores da pesquisa, a saber: escola, juventudes, identidades, pertencimentos e a e suas confluências. Passou-se a busca de meios para a compreensão das relações microssociológicas, interligadas às macrossociológicas da identidade na juventude escolar. Como exercícios epistemológicos foram acessados materiais audiovisuais retratando realidades escolares na França e no Brasil que dialogam com a percepção da escola enquanto espaço de sociabilidades e as problemáticas institucionais. Seguiu-se à observação do espaço escolar (espaços de circulação e salas de aula) a partir de roteirização envolvendo os pilares da pesquisa - escola, juventudes, identidades e pertencimentos. Os dados referentes às observações estão sendo sistematizados para incorporação à pesquisa.
Palavras-chave IDENTIDADE, JUVENTUDE, ESCOLA e SOCIABILIDADES
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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