"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18920

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Michelle Carolline de Melo
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros Eliabe de Souza Messias, Flávia Saraiva Superbi
Título O Pibid na formação de estudantes de Licenciatura em Educação Infantil: uma experiência inspiradora
Resumo Este relato de experiência tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas dentro de uma instituição de educação infantil, pertencente ao município de Viçosa-MG. Desde o seu começo foram desenvolvidas, com as crianças, atividades das mais diversas temáticas, visando o desenvolvimento e aprendizagem estas. AOs cursos de formação de professores sofreram diversas mudanças ao longo dos anos. A evolução acerca de novos conceitos, fizeram com que surgissem novas políticas para o processo de formação dos licenciandos. Dentre as propostas, destaca-se o PIBID, que tem o intuito de inserir os estudantes das mais diversas áreas dentro das escolas de educação básica, proporcionando assim experiências importantes para a sua formação, visto que para muitos, este momento só ocorria no ano final da sua graduação. Este projeto hoje, é visto como uma das mais assertivas ações do governo federal, pois estimula o estudante a refletir constantemente sobre a importância de sua formação, propondo reflexões e mudanças, solução de problemas, garantindo assim uma educação de qualidade para as crianças. As atividades desenvolvidas ocorreram em salas diferentes, para que assim posteriormente ocorressem discussões sobre quais ações os pibidianos poderiam ter em relação a melhoria das metodologias dentro da rotina da instituição. Foram confeccionados os mais diversos tipos de materiais para serem utilizados pelas as crianças. Sempre ressaltando para os envolvidos que o professor é peça chave na construção do conhecimento, e por isso precisa estar atento e alinhar a teoria a prática dentro de sua sala ambiente. Outro ponto importante a ser ressaltado tem relação com os momentos de discussão sobre alguns pontos com as professoras. Esta troca também foi fundamental para que os pibidianos pudessem refletir sobre a importância em compreender que cada criança tem o seu tempo e que o professor precisa ter a sensibilidade, desenvolvendo a perspectiva de valorizar o que cada um carrega consigo, que a história individual é relevante e que o momento da transição casa-escola, para muitos, gera alguns medos. As atividades desenvolvidas abrangeram as de artes, alfabetização, brincadeiras externas, resgate de brincadeiras tradicionais e a implantação de uma hota, para desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Os resultados, até o momento, são promissores, evidenciando que o planejamento e a autoria das crianças são fundamentais para o sucesso das intervenções. Neste contexto, conclui-se que a escola de educação básica, com a inclusão dos pibidianos, tem um papel fundamental no desenvolvimento e acolhimento desta criança, respeitando assim a sua identidade enquanto sujeito de direito dentro da sociedade.
Palavras-chave PIBID, docência, prática
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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