Outros membros |
Bruna de Oliveira Alves, CAROLINE DE CASTRO MOURA, Catherine Marques Barros, Giselle Oliveira Paiva, Jaqueline Aparecida Gomes Cardoso Simão, Ludmila do Carmo Couto Mendes, Sthefanie dos Reis Milagres , Tiago Duarte Cardoso Da Silva |
Resumo |
Introdução: Atualmente, é evidente a necessidade de um cuidado mais abrangente em relação à saúde mental, uma vez que a fragilidade nessa área está se tornando cada vez mais prevalente na população em geral. Nesse sentido, indivíduos que necessitam de uma abordagem abrangente e multidisciplinar encontram nos CAPS - Centros de Atenção Psicossocial - um suporte especializado no tratamento de transtornos mentais graves. Dentro desse contexto, a enfermagem desempenha um papel fundamental, pois adota uma perspectiva biopsicossocial do paciente, o que é essencial para garantir um tratamento humanizado e eficaz. Objetivos: Relatar a experiência de discentes de enfermagem em oficinas realizadas com pacientes do CAPS II. Principais ações: Trata-se de atividades realizadas por acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vinculadas ao projeto de extensão "Fortalecendo a saúde mental nas equipes de saúde: Uma parceria entre o serviço de ensino e o centro de atenção psicossocial", na cidade de Viçosa-MG. As atividades contaram com a colaboração dos profissionais da instituição para a realização de diversas oficinas com os pacientes no qual o objetivo era a conscientização sobre a importância da luta antimanicomial, reflexão sobre a história pessoal dos indivíduos presentes e o direito da inclusão social. Nas atividades executadas, foram utilizados blocos fictícios e apresentação do filme “Nise: o coração da loucura” para abordar a luta antimanicomial e reforma psiquiátrica, além do uso de desenhos e roda de conversa para que fosse possível que cada paciente relatasse sua história de vida. A última atividade foi o “Arraiá do CAPS”, um período de socialização com músicas, comidas e danças típicas. Resultados alcançados: Durante as atividades, os pacientes se engajaram de forma ativa, compartilhando seus conhecimentos e experiências, enquanto demonstravam um genuíno interesse em ouvir as contribuições de todos os envolvidos. Dessa forma, após a conclusão de todas as atividades, houve uma valiosa troca de conhecimentos e experiências, resultando em um fortalecimento dos laços e uma comunicação mais aberta entre todos os participantes. Conclusões: Os resultados alcançados só foram possíveis devido a comunicação dialógica, a qual embasou todas as ações, permitindo a melhor reflexão dos temas trabalhados. Isso mostra também a importância de trabalhar a temática, pois promove a maior compreensão das vivências individuais por meio do compartilhamento de sentimentos e conhecimentos, colaborando assim para o bem-estar mental. Por fim, essa experiência contribuiu não apenas para o crescimento individual, mas também para o desenvolvimento dos estudantes enquanto futuros enfermeiros, que puderam desenvolver ações de cuidado com uma população muitas vezes marginalizada. |