"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18884

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Isabely de Oliveira Vieira
Orientador GUSTAVO ADOLF FICHTER FILHO
Outros membros ALINE DUARTE BATISTA, Bárbara da Costa Paes, GINIA CEZAR BONTEMPO, Isadora Bimbatto Coelho, João Marcelo Ferreira de Castro, Josiane Aparecida Teixeira, Juliah Nivea da Silva Bispo, Tainara de Sousa Viana
Título Visitas guiadas pelo Projeto de Extensão Biolab: uma ação educacional de popularização da Universidade.
Resumo O BioLab é um Projeto de Extensão vinculado a Universidade Federal de Viçosa que objetiva estabelecer um vínculo da Universidade com os alunos da Educação Básica, por meio de visitas guiadas aos laboratórios e recursos didáticos disponíveis no Setor de Educação em Ciências e Biologia, no Prédio das Licenciaturas. As visitas são agendadas de acordo com a demanda das escolas e, geralmente, são relacionadas ao ensino de ciências. Este resumo relata três visitas de escolas recebidas pelo projeto, que solicitaram a abordagem do tema “Importância das Universidades”. Elas foram agendadas pela Divisão de Atendimento ao Público (DAP), que relaciona o Projeto às escolas fora do município de Viçosa. A equipe recebeu turmas do Ensino Médio, duas públicas e uma privada, com em média 38 alunos cada, acompanhados de seus professores que vieram dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ao chegarem ao laboratório, os alunos foram organizados em círculo e, para iniciar a dinâmica, entregamos duas tarjetas para cada aluno, a fim de que eles respondessem às seguintes perguntas: “O que sei sobre a Universidade?” e “O que gostaria de saber sobre ela?”. Após anotarem suas respostas nas tarjetas, cada aluno foi convidado a colocá-las no quadro formando um esquema de ideias em torno das perguntas. Desse modo, realizamos uma discussão partindo do que os alunos sabiam sobre a Universidade, com o intuito de desenvolvermos juntos a compreensão sobre o espaço universitário. Além de trabalharmos as possíveis curiosidades que pudessem existir a respeito, com o propósito de aproximá-los da instituição, desmistificando possíveis preconceitos. Observamos que na visita com a escola privada muitos alunos realizaram perguntas relacionadas a saúde mental, a quantidade de tempo que se deve dedicar aos estudos, sobre a pressão dentro da Universidade e a existência de vida social. Por outro lado, essas questões não foram abordadas pelos estudantes de escola pública que mostraram uma curiosidade maior sobre as formas de ingressar na Universidades, como escolher um curso e aspectos financeiros de como se manter na Universidade. No entanto, ambos apresentaram uma preocupação a respeito do futuro profissional, acadêmico ou não. Realizando as visitas, percebemos a distinção de ideias entre os alunos de escola pública em relação a privada, compreendendo que existem diferentes questões a serem trabalhadas entre elas, o que agrega na formação profissional dos voluntários do Projeto. Além de reconhecermos a relevância de intervenções como esta que visam auxiliar os jovens do Ensino Médio a perceber o papel científico e social das Universidades. Ao final, reparou-se que em alguns casos os alunos tiveram uma mudança positiva na percepção que tinham sobre a Universidade. Em síntese, o objetivo das visitas foi atingido por meio da discussão da importância da Universidade com os visitantes, como uma forma de popularizar a universidade e universalizar seu acesso.
Palavras-chave Visita guiada, Universidade, Extensão
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.