"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18866

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Vanessa Souza Morais Guimarães
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Angela Rossi Casali, Gabriel de Salles Antunes, João Vitor de Almeida Milagres, Jomar de Lima Barros, Maxwell Douglas Crispim Borges
Título Da teoria à prática: a extensão universitária promovendo vivências para uma formação mais completa de estudantes do Ensino Fundamental
Resumo Atividades práticas, desenvolvidas durante o período escolar, são importantes para o aprendizado significativo de conteúdos teóricos ensinados em sala de aula. Dessa maneira, o Programa de Educação Tutorial da Biologia (PET/BIO) da Universidade Federal de Viçosa, através do projeto de extensão Bioenlace, desenvolve atividades práticas com os alunos de uma escola pública de Cajuri/Minas Gerais, com o objetivo de despertar interesse pelas ciências. Este trabalho descreve uma atividade, realizada a pedido da professora da escola, sobre o tema “tipos de misturas e métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas”. A atividade contou com a presença de 51 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II. Os estudantes foram organizados em grupos e realizaram experimentos sobre decantação, separação magnética, filtração e peneiração. Na experiência de ‘decantação’, eles prepararam uma mistura de água e óleo e, na sequência, realizaram a sua separação, com o auxílio de um funil separador. Para visualizar a ‘separação magnética’, os estudantes misturaram areia e fragmentos de limalha de ferro e com a ajuda de um ímã, separaram a limalha de ferro da areia. O experimento sobre ‘filtração’ envolveu o preparo de uma mistura heterogênea de água e areia e a subsequente separação dos compostos, com o auxílio de um filtro de papel. Os estudantes realizaram ainda, a ‘peneiração’ de areia, para visualizar que existem pequenos fragmentos de pedras misturados com a areia e que eles podem ser separados, devido ao seu maior tamanho. Durante os experimentos, os estudantes tiveram a oportunidade de utilizar vidrarias de laboratório, como erlenmeyer, bastão de vidro e funil separador, o que tornou a atividade mais lúdica e dinâmica. Posteriormente, com o auxílio de vídeos, os estudantes discutiram outros métodos de separação de misturas: destilação simples, destilação fracionada, centrifugação e ventilação. Eles também participaram de uma dinâmica que envolveu um jogo de palavras-cruzadas, com perguntas referentes aos conteúdos abordados na atividade prática. De acordo com o formulário avaliativo, os participantes gostaram das atividades desenvolvidas e de estar em um laboratório, realizando as práticas e manuseando vidrarias. A maioria dos estudantes (43,13%) relatou ter gostado mais da atividade de decantação de água e óleo; 33,33% gostaram mais da separação magnética; 19,60% afirmaram ter gostado de todas as atividades realizadas e 3,94% gostaram mais da dinâmica final. Os professores, por sua vez, afirmaram que a aula prática foi muito bem estruturada, com um conteúdo bem fundamentado e atendendo à demanda. Assim, considerando-se o feedback recebido e a participação dos estudantes na atividade, conclui-se que a inclusão de atividades práticas na rotina escolar pode estimular o interesse deles pelas aulas, ajudando-os a compreender melhor o conteúdo teórico e a fazer correlações com os fenômenos cotidianos.
Palavras-chave atividades complementares, aprendizagem significativa, metodologias ativas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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