Resumo |
Atividades práticas, desenvolvidas durante o período escolar, são importantes para o aprendizado significativo de conteúdos teóricos ensinados em sala de aula. Dessa maneira, o Programa de Educação Tutorial da Biologia (PET/BIO) da Universidade Federal de Viçosa, através do projeto de extensão Bioenlace, desenvolve atividades práticas com os alunos de uma escola pública de Cajuri/Minas Gerais, com o objetivo de despertar interesse pelas ciências. Este trabalho descreve uma atividade, realizada a pedido da professora da escola, sobre o tema “tipos de misturas e métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas”. A atividade contou com a presença de 51 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II. Os estudantes foram organizados em grupos e realizaram experimentos sobre decantação, separação magnética, filtração e peneiração. Na experiência de ‘decantação’, eles prepararam uma mistura de água e óleo e, na sequência, realizaram a sua separação, com o auxílio de um funil separador. Para visualizar a ‘separação magnética’, os estudantes misturaram areia e fragmentos de limalha de ferro e com a ajuda de um ímã, separaram a limalha de ferro da areia. O experimento sobre ‘filtração’ envolveu o preparo de uma mistura heterogênea de água e areia e a subsequente separação dos compostos, com o auxílio de um filtro de papel. Os estudantes realizaram ainda, a ‘peneiração’ de areia, para visualizar que existem pequenos fragmentos de pedras misturados com a areia e que eles podem ser separados, devido ao seu maior tamanho. Durante os experimentos, os estudantes tiveram a oportunidade de utilizar vidrarias de laboratório, como erlenmeyer, bastão de vidro e funil separador, o que tornou a atividade mais lúdica e dinâmica. Posteriormente, com o auxílio de vídeos, os estudantes discutiram outros métodos de separação de misturas: destilação simples, destilação fracionada, centrifugação e ventilação. Eles também participaram de uma dinâmica que envolveu um jogo de palavras-cruzadas, com perguntas referentes aos conteúdos abordados na atividade prática. De acordo com o formulário avaliativo, os participantes gostaram das atividades desenvolvidas e de estar em um laboratório, realizando as práticas e manuseando vidrarias. A maioria dos estudantes (43,13%) relatou ter gostado mais da atividade de decantação de água e óleo; 33,33% gostaram mais da separação magnética; 19,60% afirmaram ter gostado de todas as atividades realizadas e 3,94% gostaram mais da dinâmica final. Os professores, por sua vez, afirmaram que a aula prática foi muito bem estruturada, com um conteúdo bem fundamentado e atendendo à demanda. Assim, considerando-se o feedback recebido e a participação dos estudantes na atividade, conclui-se que a inclusão de atividades práticas na rotina escolar pode estimular o interesse deles pelas aulas, ajudando-os a compreender melhor o conteúdo teórico e a fazer correlações com os fenômenos cotidianos. |