"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18861

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Giovani Fernandes Fonseca
Orientador ANDERSON DA CUNHA BAIA
Outros membros Amanda Clara Barbosa de Souza Assis, Augusto Fernandes Condé
Título “Tênis - um esporte de elite?”: Um relato de experiência de residentes da Educação Física
Resumo A Residência Pedagógica (RP) é um programa que busca aproximar o estudante de licenciatura, da realidade escolar. Com o núcleo de Educação Física (EF), iniciamos as intervenções na educação básica em 2023. O presente resumo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos residentes de EF na construção e realização de aulas que abordaram esportes não tradicionais, na etapa do ensino médio. De acordo com a literatura, os esportes não tradicionais possuem pouca visibilidade em intervenções pedagógicas sugeridas por professores de EF na educação básica, e sua apropriação e reflexão, na EF escolar tem uma importância central na construção de uma formação crítica de leitura da realidade no que diz respeito ao consumo crítico desse esporte não tradicional. O conteúdo abordado nas duas aulas em questão foi o tênis, com o tema “tênis - um esporte de elite?”, em uma escola Estadual do Município de Viçosa. Para a realização das aulas utilizamos quadra poliesportiva na escola e uma quadra de tênis oficial situada na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A princípio, os docentes realizaram uma conversa com os alunos a respeito da visibilidade do tênis na mídia e sua disseminação popular e fizeram questionamentos sobre a proximidade dos discentes com a modalidade. Importa ressaltar que nenhum(a) aluno(a) havia tido contato com a modalidade e expressaram seus pontos de vista: “é um esporte de rico”. Evidenciou-se questões que vão de encontro às opiniões expressas pelos alunos, como o fato da modalidade ser praticada majoritariamente em clubes pagos e transmitida em canais de televisão fechados, que limita o acesso para as camadas mais populares da sociedade. Posteriormente, para maior afinidade dos alunos com a modalidade, foram apresentadas as regras e fundamentos básicos. A partir disso, foram realizadas atividades com foco em oportunizar um contato dos estudantes com os materiais oficiais, como raquetes e bolinhas. Em seguida, foram abordados os fundamentos forehand e backhand. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar jogos de duplas. Como resultado, verificou-se a importância das intervenções sobre a temática em percepção da criação de possibilidades para os primeiros contatos com o tênis, esporte até então distante do convívio dos estudantes. Ademais, as aulas apresentaram momentos de reflexões à vista de diferentes marcadores que atravessam a modalidade como visibilidade, consumo e mídia. Os alunos tiveram a oportunidade de construir conhecimentos que poderão possibilitar enxergar a realidade de uma nova forma, a partir de diferentes perspectivas. E posto isso, o assistir, o praticar e o discutir são percebidos em novos olhares, oportunizando ao aluno atuar como parte do diálogo e reflexão sobre temáticas da modalidade para além da técnica.
Palavras-chave Educação Física, Escola, Formação.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.