Resumo |
A Residência Pedagógica (RP) é um programa que busca aproximar o estudante de licenciatura, da realidade escolar. Com o núcleo de Educação Física (EF), iniciamos as intervenções na educação básica em 2023. O presente resumo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos residentes de EF na construção e realização de aulas que abordaram esportes não tradicionais, na etapa do ensino médio. De acordo com a literatura, os esportes não tradicionais possuem pouca visibilidade em intervenções pedagógicas sugeridas por professores de EF na educação básica, e sua apropriação e reflexão, na EF escolar tem uma importância central na construção de uma formação crítica de leitura da realidade no que diz respeito ao consumo crítico desse esporte não tradicional. O conteúdo abordado nas duas aulas em questão foi o tênis, com o tema “tênis - um esporte de elite?”, em uma escola Estadual do Município de Viçosa. Para a realização das aulas utilizamos quadra poliesportiva na escola e uma quadra de tênis oficial situada na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A princípio, os docentes realizaram uma conversa com os alunos a respeito da visibilidade do tênis na mídia e sua disseminação popular e fizeram questionamentos sobre a proximidade dos discentes com a modalidade. Importa ressaltar que nenhum(a) aluno(a) havia tido contato com a modalidade e expressaram seus pontos de vista: “é um esporte de rico”. Evidenciou-se questões que vão de encontro às opiniões expressas pelos alunos, como o fato da modalidade ser praticada majoritariamente em clubes pagos e transmitida em canais de televisão fechados, que limita o acesso para as camadas mais populares da sociedade. Posteriormente, para maior afinidade dos alunos com a modalidade, foram apresentadas as regras e fundamentos básicos. A partir disso, foram realizadas atividades com foco em oportunizar um contato dos estudantes com os materiais oficiais, como raquetes e bolinhas. Em seguida, foram abordados os fundamentos forehand e backhand. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar jogos de duplas. Como resultado, verificou-se a importância das intervenções sobre a temática em percepção da criação de possibilidades para os primeiros contatos com o tênis, esporte até então distante do convívio dos estudantes. Ademais, as aulas apresentaram momentos de reflexões à vista de diferentes marcadores que atravessam a modalidade como visibilidade, consumo e mídia. Os alunos tiveram a oportunidade de construir conhecimentos que poderão possibilitar enxergar a realidade de uma nova forma, a partir de diferentes perspectivas. E posto isso, o assistir, o praticar e o discutir são percebidos em novos olhares, oportunizando ao aluno atuar como parte do diálogo e reflexão sobre temáticas da modalidade para além da técnica. |