Resumo |
A crescente demanda de novos métodos, processos e estratégias impulsionados pela recente dinâmica capitalista tem gerado diversas transformações em organizações públicas e privadas (MOTTA E ALBUQUERQUE, 2021). Neste sentido, as instituições de ensino superior, objetivando a continuidade de seu papel de impacto na economia e sociedade, vem apresentando a necessidade de transformação de sua estrutura organizacional (CAI; ETZKOWITZ, 2020). A fim de atender as demandas do contexto inserido, destaca-se a implementação do empreendedorismo, com auxílio da Orientação Empreendedora (OE). Com isso, faz-se necessário a modificação do modelo de universidade tradicional para uma Universidade Empreendedora (UE). O objetivo da pesquisa é compreender a manifestação e desdobramentos da orientação empreendedora em universidades públicas empreendedoras. Diante disso, foi realizado uma Revisão Sistemática Integrativa nas bases de dados nacionais Spell e Scielo, e internacionais Web of Science e Scopus. Nas buscas, como palavras-chave utilizou-se “Orientação Empreendedora” AND “Universidade” e “Empreendedorismo” AND “Universidade Empreendedora”, com as devidas variações para a língua inglesa. A partir, dos critérios de exclusão foi obtido um total de 14 artigos. No que tange os resultados, observou-se um crescimento dos estudos sobre Orientação Empreendedora (OE) em universidades a partir de 2017, reforçando o fato de ser um tema emergente na literatura e que necessita ser explorado. Nos estudos analisados, grande parte dos autores apontam a OE como fundamental construto na transformação do ambiente acadêmico, além de apresentar a crescente demanda por fontes alternativas de receita, como a comercialização do conhecimento, assim proporcionando a implementação do modelo de UE nas instituições de ensino. Contudo, as análises indicam que de forma geral muitos dos estudos concentram-se na verificação da manifestação das dimensões da OE no contexto das universidades. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de melhor compreensão das contribuições da orientação empreendedora em universidades públicas, para além das dimensões e comportamentos individuais. |