"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18774

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jhenifer Pereira da Costa
Orientador MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS
Outros membros Jhenifer de Souza Batalha
Título O culto ao corpo na perspectiva da análise documental do vídeo “História e transformação do Fábio Giga: a origem do gigante” como ferramenta de ensino
Resumo O vídeo “A origem do gigante” retrata a travessia de um fisiculturista, brasileiro, nutricionista, com o propósito de se tornar o maior de todos. A análise documental do vídeo, como ferramenta de ensino, visa contribuir com a abordagem de conteúdos relativos ao comportamento alimentar que se articula à obsessão pelo corpo e imagem. O intuito é sensibilizar acadêmicos de nutrição para a prática exacerbada do cultuar o corpo belo e de pensar o corpo maleável para alcançar um tipo de corpo, contextualizando a situação do depoente. Objetivo: Utilizar a metodologia da análise documental de um vídeo como ferramenta de ensino sobre práticas adotadas por nutricionistas e acadêmicos de nutrição em prol de um corpo idealizado. Metodologia: Estudo descritivo, desenvolvido na disciplina de NUT 356 - Educação Nutricional e Para a Saúde do Departamento de Nutrição e Saúde/UFV, fundamentado na análise de uma história real que traz relatos sobre sofrimentos, desafios e metas estabelecidas em prol de ter o corpo Gigante. Os procedimentos metodológicos incluíram: seleção do curta-metragem; revisão bibliográfica; seleção de falas marcantes para compor a análise documental; e elaboração das categorias de análise. Resultados: A caracterização das falas compôs 3 eixos temáticos: desejo de ser reconhecido como “Gigante”; travessia do nutricionista ao fisiculturista: lidando com batalhas internas e externas; e, esforço desprendido em prol do estereótipo de “Ser o Gigante”. No eixo 1, as falas evidenciaram o propósito do fisiculturista, nutricionista, em se tornar um “cara grande”: independente de ser atleta ou não, eu queria ser o maior possível [...] eu vou crescer o máximo que eu puder [...] foi ali que eu desejei, profundamente, ser o maior de todos. Observa-se a presença de operadores de intensidade, como maior e máximo na meta estabelecida, indicando que houve esforço. No eixo 2, a escolha da profissão de nutricionista leva a investir na dieta e treinos. Decidi estudar e entrei na faculdade de nutrição [...] comecei investir melhor nos meus treinos... na minha dieta. O mundo do fisiculturismo passou a ser meta: eu vou subir no palco. Ali eu tomei gosto. Ao começar a postar fotos pessoais nas redes sociais, surge o receio de não conseguir atender às expectativas dos fãs: é uma pressão muito grande [...] número de seguidores aumentando. Esta pressão indica a presença de batalhas internas e externas. É notório, no eixo 3, o esforço desprendido para manter o Gigante. A musculação, para mim, é o que faz eu viver [...] acordar e ter um propósito na vida, apesar de todas as dificuldades. O depoimento oportunizou reflexões teóricas e práticas que contribuíram para abordar a temática do padrão de beleza focado no “Gigante” frente ao treino e à dieta. Conclusões: A análise das falas do “Gigante”, constitui o vídeo como uma ferramenta de ensino-aprendizagem por favorecer debates e reflexões, em sala de aula, sobre os limites impostos no corpo mental, físico e emocional.
Palavras-chave Análise documental, ferramenta de ensino, ensino-aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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