"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18768

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Maria Luiza Guimarães Lima
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros BARBARA LIMA GIARDINI, Bianca Alves da Costa Silva, Ester de Azevedo Ávila Aquino, FLAVIA RUSSO SILVA PAIVA, Helena Nicolau Agostinho Maranhão, PATRICIA SANTOS DE OLIVEIRA, Rhuan Luiz Catharino Silva Cardoso, Sofia Pacheco de Figueiredo
Título Lúdico, infâncias e práticas pedagógicas: articulações possíveis.
Resumo O projeto Lúdico, infâncias e práticas pedagógicas: articulações possíveis está vinculado à Ludoteca UFV e tem como intuito, realizar atividades que promovam momentos de brincadeiras e de valorização do lúdico propiciando o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social das crianças. As ações na sede atendem aos educadores, as crianças e suas famílias de Viçosa e das cidades da microrregião e, por meio de ferramentas virtuais, alcança crianças, familiares e professores de outras localidades. O projeto, tem como objetivo promover uma formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de buscarem trabalhar com as diversas potencialidades do lúdico em suas práticas pedagógicas, e também, fomentar um aperfeiçoamento à abordagem da temática da diversidade humana ética, física, cultural, entre outros, com seus alunos, colaborando assim, para a desmistificação de estigmas e preconceitos sociais, de forma lúdica, ainda na infância. As oficinas são oferecidas aos professores que acompanham as suas turmas durante os atendimentos agendados na Ludoteca e é ministrada pela bolsista do projeto, disponibilizando uma apostila impressa que foi elaborada na temática de diversidade. O material fornecido propõe a contação de histórias, atividades artísticas, musicais, jogos cooperativos tendo como enfoque a história O pato poliglota, onde são abordadas questões como respeito e valorização das diferenças. Enquanto acontece esse momento formativo, os estudantes destes professores realizam brincadeiras acompanhadas pelos estagiários da Ludoteca. A avaliação dos professores é feita por um questionário sobre a sua formação, atuação, prática pedagógica com temas de diversidade cultural e sugestões para o projeto. Já os alunos são questionados oralmente sobre o que mais gostaram e sugestões de outras atividades. A apostila do projeto apresenta 8 atividades para a Educação Infantil e 9 atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que será divulgado digitalmente, por meio do Instagram da Ludoteca @ludotecaufv, onde serão feitas postagens vinculadas as apostilas do projeto. Acessando um link, que estará na descrição do perfil da Ludoteca, o professor ao preencher o formulário poderá receber todo o material. Até o momento duas escolas foram atendidas, sendo que uma delas retornou 3 vezes com diferentes turmas da Educação infantil, atendendo no total 9 professoras. A apostila dos anos iniciais do Ensino Fundamental se encontra em processo de finalização para a oferta de oficinas às escolas durante o ano. A busca de agendamentos, sinaliza que o projeto contribui na ampliação da ação formativa com os docentes por meio de oficinas, e vídeos, sensibilizando e capacitando-os na abordagem de temas como a diversidades étnica e cultural, articulando as pluralidades e os respeito às concepções individuais, desenvolvido por meio das vivências lúdicas que podem realizar com seus alunos de forma presencial ou remota.
Palavras-chave lúdico, diversidade, formação docente.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.