Resumo |
O trabalho com jogos matemáticos e de leitura no âmbito educacional é relevante quando pensamos no desenvolvimento e aprendizagem de crianças, e em período pós pandemia, a necessidade de atividades práticas e lúdicas se tornaram cada vez mais necessárias e urgentes. Para Silva (2022), a importância dos jogos na matemática, como brincadeira enriquece a aula, pois renova relações sociais, culturais possibilitando troca de conhecimentos. A fala é desenvolvida pelo contato social revelando o processo cognitivo da criança e contribuindo na aquisição da leitura, como afirma Wallon (1934), na obra, “A origem do pensamento da criança”. Na busca de promover os conhecimentos de leitura e matemática o presente trabalho relata o uso de jogos no ensino da matemática e práticas de leituras lúdicas no período de regência dos residentes do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Pedagogia-UFV, no Centro Educacional Dr. Januário de Andrade Fontes/MG, nas turmas da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental. Para a realização das regências, os residentes produziram jogos a partir de materiais recicláveis para trabalhar os conceitos matemáticos na educação infantil e no 1° ano do ensino fundamental, abordando os numerais e suas quantidades, a adição e subtração e o uso dos números ordinais no nosso dia a dia. A partir da utilização dos jogos na área da Matemática, as aulas se tornaram mais prazerosas e significativas para as crianças. Foi observado e relatado pelos professores regentes das turmas uma melhora significativa na aprendizagem dos alunos, pois com o uso dos jogos houve um maior envolvimento e interesse pela disciplina, sendo que ao mesmo tempo que brincavam, aprendiam os conteúdos, conceitos matemáticos e relacionavam estes às práticas cotidiano. As práticas de leitura e alfabetização foram ancoradas em obras de literatura infantil de Ruth Rocha, promoveu-se a leitura lúdica com contações de histórias que ultrapassaram a leitura dos livros. Construiu-se cenários, brinquedos e recursos, que fizeram das histórias um momento prazeroso de imaginação e imersão, onde as crianças puderam interagir com os elementos das histórias. Diante das experiências vivenciadas, conclui-se que os jogos são importantes recursos didáticos para o processo de ensino-aprendizagem e que devem ser utilizados para oportunizar melhores aprendizagens, principalmente, quando estes estiverem relacionados a realidade vivenciadas pelas crianças. As atividades de jogos lúdicos na matemática e na contação de história com vários elementos, possibilitaram uma alfabetização global das crianças, contemplando os aspectos e competências da BNCC, como a linguagem, o corpo e o movimento, escuta, a fala, o pensamento e a imaginação, aspectos relacionados ao conceito de número como, espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, além de gerar “produtos” pedagógicos, uma política incentivada pela CAPES para disseminar experiências educacionais. |