"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18751

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Vanessa Aparecida Gonçalves
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Angélica Carolina Soares, Isabela Lima Bueno, Ketly Aparecida Mendes, Núbia Delamanche Campos Souza
Título Alfabetização: Leitura lúdica e jogos matemáticos em uma escola pública da Educação básica.
Resumo O trabalho com jogos matemáticos e de leitura no âmbito educacional é relevante quando pensamos no desenvolvimento e aprendizagem de crianças, e em período pós pandemia, a necessidade de atividades práticas e lúdicas se tornaram cada vez mais necessárias e urgentes. Para Silva (2022), a importância dos jogos na matemática, como brincadeira enriquece a aula, pois renova relações sociais, culturais possibilitando troca de conhecimentos. A fala é desenvolvida pelo contato social revelando o processo cognitivo da criança e contribuindo na aquisição da leitura, como afirma Wallon (1934), na obra, “A origem do pensamento da criança”. Na busca de promover os conhecimentos de leitura e matemática o presente trabalho relata o uso de jogos no ensino da matemática e práticas de leituras lúdicas no período de regência dos residentes do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Pedagogia-UFV, no Centro Educacional Dr. Januário de Andrade Fontes/MG, nas turmas da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental. Para a realização das regências, os residentes produziram jogos a partir de materiais recicláveis para trabalhar os conceitos matemáticos na educação infantil e no 1° ano do ensino fundamental, abordando os numerais e suas quantidades, a adição e subtração e o uso dos números ordinais no nosso dia a dia. A partir da utilização dos jogos na área da Matemática, as aulas se tornaram mais prazerosas e significativas para as crianças. Foi observado e relatado pelos professores regentes das turmas uma melhora significativa na aprendizagem dos alunos, pois com o uso dos jogos houve um maior envolvimento e interesse pela disciplina, sendo que ao mesmo tempo que brincavam, aprendiam os conteúdos, conceitos matemáticos e relacionavam estes às práticas cotidiano. As práticas de leitura e alfabetização foram ancoradas em obras de literatura infantil de Ruth Rocha, promoveu-se a leitura lúdica com contações de histórias que ultrapassaram a leitura dos livros. Construiu-se cenários, brinquedos e recursos, que fizeram das histórias um momento prazeroso de imaginação e imersão, onde as crianças puderam interagir com os elementos das histórias. Diante das experiências vivenciadas, conclui-se que os jogos são importantes recursos didáticos para o processo de ensino-aprendizagem e que devem ser utilizados para oportunizar melhores aprendizagens, principalmente, quando estes estiverem relacionados a realidade vivenciadas pelas crianças. As atividades de jogos lúdicos na matemática e na contação de história com vários elementos, possibilitaram uma alfabetização global das crianças, contemplando os aspectos e competências da BNCC, como a linguagem, o corpo e o movimento, escuta, a fala, o pensamento e a imaginação, aspectos relacionados ao conceito de número como, espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, além de gerar “produtos” pedagógicos, uma política incentivada pela CAPES para disseminar experiências educacionais.
Palavras-chave Jogos, Alfabetização, Residência Pedagógica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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