Resumo |
O estágio supervisionado tem uma grande importância na formação do licenciando, uma vez que oportuniza o contato com a sala de aula e a aplicação de teorias. O professor tem o potencial de influenciar diretamente na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos em sala de aula, assim é essencial o convívio do professor com os alunos, estando mais próximo, o professor consegue ter uma troca mais efetiva, levando em consideração a realidade de cada estudante, identificando as possíveis dificuldades da turma e procurando meios para suprir estes desafios. O Residência Pedagógica (RP) promove a imersão do licenciando na escola, fazendo-o vivenciar as atividades lá desenvolvidas, ambientar na sala de aula e experimentar o ser professor. Nós, residentes, acompanhamos a professora de química da Escola Estadual Serafim Resende de Ribeiro desde novembro de 2022 e observamos diversos desafios. Com o novo sistema implementado nas escolas públicas, a quantidade das aulas de química diminuíram significativamente, distanciando ainda mais essa relação com os alunos. Dessa forma os professores precisam simplificar as suas aulas para conseguirem passar o conteúdo em um curto período de tempo. Sendo um ensino complexo e trabalhoso, por muitas vezes sem laboratórios e materiais suficientes para lecionar, a aprendizagem é dificultada, o que acaba impedindo o interesse dos alunos. É necessário que o professor seja reflexivo e pesquisador, buscando meios para ofertar sempre um ensino de qualidade. O objetivo deste trabalho é apresentar, com base nos relatos dos residentes, suas experiências e perspectivas acompanhando a professora preceptora do programa RP. Tem o intuito também de apresentar metodologias para o ensino de Química que possam ser úteis no Novo Ensino Médio, em escolas. Com o desenvolvimento deste projeto é possível perceber, na prática, as consequências da redução da carga horária, os desafios que os professores ainda não conseguiram solucionar, o aumento da defasagem no ensino, a desmotivação dos alunos e professores, e a discrepância entre os ensinos fundamental e médio público, e privado, fazendo com que os menos favorecidos tenham, consequentemente, mais dificuldade para terem acesso ao ensino superior. |