"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18743

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Gabriela Alves Rios
Orientador DANIELLE FRANCO NICOLAU
Outros membros Ana Aiumi Goto Castelo Branco, Angélica Aparecida Vieira Simão, Jeniffer do Carmo Miranda
Título Os desafios dos professores de química no Novo Ensino Médio em escolas públicas
Resumo O estágio supervisionado tem uma grande importância na formação do licenciando, uma vez que oportuniza o contato com a sala de aula e a aplicação de teorias. O professor tem o potencial de influenciar diretamente na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos em sala de aula, assim é essencial o convívio do professor com os alunos, estando mais próximo, o professor consegue ter uma troca mais efetiva, levando em consideração a realidade de cada estudante, identificando as possíveis dificuldades da turma e procurando meios para suprir estes desafios. O Residência Pedagógica (RP) promove a imersão do licenciando na escola, fazendo-o vivenciar as atividades lá desenvolvidas, ambientar na sala de aula e experimentar o ser professor. Nós, residentes, acompanhamos a professora de química da Escola Estadual Serafim Resende de Ribeiro desde novembro de 2022 e observamos diversos desafios. Com o novo sistema implementado nas escolas públicas, a quantidade das aulas de química diminuíram significativamente, distanciando ainda mais essa relação com os alunos. Dessa forma os professores precisam simplificar as suas aulas para conseguirem passar o conteúdo em um curto período de tempo. Sendo um ensino complexo e trabalhoso, por muitas vezes sem laboratórios e materiais suficientes para lecionar, a aprendizagem é dificultada, o que acaba impedindo o interesse dos alunos. É necessário que o professor seja reflexivo e pesquisador, buscando meios para ofertar sempre um ensino de qualidade. O objetivo deste trabalho é apresentar, com base nos relatos dos residentes, suas experiências e perspectivas acompanhando a professora preceptora do programa RP. Tem o intuito também de apresentar metodologias para o ensino de Química que possam ser úteis no Novo Ensino Médio, em escolas. Com o desenvolvimento deste projeto é possível perceber, na prática, as consequências da redução da carga horária, os desafios que os professores ainda não conseguiram solucionar, o aumento da defasagem no ensino, a desmotivação dos alunos e professores, e a discrepância entre os ensinos fundamental e médio público, e privado, fazendo com que os menos favorecidos tenham, consequentemente, mais dificuldade para terem acesso ao ensino superior.
Palavras-chave Educação, Química, professores
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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