"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18739

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Clarice Dias Santana
Orientador ADRIANA DA SILVA
Título A multimodalidade nos livros de linguagens do Novo Ensino Médio
Resumo O Ensino Médio no Brasil tem passado por grandes mudanças em relação à grade curricular e recebido muitas críticas por educadores no que se refere aos materiais didáticos e na organização do ensino. Com objetivo de entender os conteúdos de linguagens após as mudanças aprovadas pelo Ministério da Educação, a pesquisa propõe analisar como os livros didáticos, aprovados pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) e utilizados nas escolas de todo o Brasil, apresentam as atividades de leitura e produção de textos multimodais. Esta é uma pesquisa descritiva do material utilizado no novo Ensino Médio, dos gêneros textuais selecionados para estudar a multimodalidade e os apontamentos para as atividades dentro e fora da sala de aula. Foram analisados três livros didáticos que fazem parte de uma coleção destinada aos itinerários formativos, utilizados neste novo contexto que o ensino médio se encontra.Nas análises dos materiais foi observado que os documentos oficiais da educação, como a BNCC, preconizam o uso do multiletramento nas escolas, mas as partes destinadas a esses estudos nos livros didáticos ainda são incipientes e nem sempre estão presentes em todos os materiais usados no ensino básico e nas aulas de linguagens.Foi possível perceber também que apesar de na contemporaneidade estarmos inseridos em contextos onde exploramos diversos recursos para efetivar a comunicação, essa diversidade ainda é pouco valorizada nas escolas pois dificilmente encontramos materiais que abordam atividades com análises de textos multimodais. Pode-se perceber que muitos materiais utilizam gêneros textuais que possuem características multimodais, mas não propõem uma reflexão sobre a integração dos modos de representação no texto, como o texto escrito e o imagético.É importante discutir sobre o ensino e aprendizado de diferentes linguagens em sala de aula, pois os estudantes estão inseridos na era digital, na qual tem acesso a vários gêneros em diferentes contextos. É papel dos professores de linguagens serem responsáveis por abordarem uma variedade de gêneros textuais que explorem os recursos de produção de sentido além do escrito, já que as interações na contemporaneidade vão além do texto verbal.Trabalhos como esse apontam para a reflexão sobre o suporte pedagógico que os livros didáticos desempenham e traça caminhos para a consolidação de pesquisas para se analisar cada vez mais os materiais utilizados no ensino básico.
Palavras-chave Multimodalidade, Livro Didático, Ensino Médio
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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