"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18666

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Camila Martins Januário de Freitas
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Título Dodiscência; Relação educador-educando; Paulo Freire
Resumo Os seres humanos, em essência, são seres sociais e necessitam de tecer relações e interações com o seu meio e com o outro. Essas relações sofrem alterações e influências a partir do contexto social e histórico em que se originam moldando assim, seus modos de se efetivar. O campo educacional e especificamente a escola é alicerçada e sustentada pelas relações que são estabelecidas dentro dela. Essa interação entre sujeitos, buscam, objetivamente, o ensino e a aquisição de habilidades e conhecimentos, sendo a relação que se estabelece mais frequente e direta é a que se constitui entre educador-educando. Entende-se que diversos fatores influenciam na qualidade do ensino escolar, entre elas a relação estabelecida entre docentes e discentes que pode afetar ou não na qualidade dos resultados e do clima escolar. Diante disso, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise acerca da relação estabelecida entre educadores-educandos no processo de ensino e aprendizagem nos espaços formais de educação, visando a dodiscência, termo advindo do educador Paulo Freire. Será realizado um estudo acerca do estado conhecimento sobre a relação entre professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem com enfoque na dodiscência. Será realizada uma pesquisa bibliográfica visando a análise da atualidade das ideias e pensamentos freiriano e de práticas pedagógicas horizontais e dialógicas. Além disso, será utilizado a pesquisa documental como auxílio metodológico para análise do projeto efetivado pelo Núcleo de Pesquisa Educação e Artes em Diferentes Espaços – NUPEADE, como aporte da práxis pedagógica na perspectiva dodiscente. O projeto intitulado “Escolas e museus em Movimento: animação e artes como aportes metodológicos, novas abordagens do processo ensino-aprendizagem”, foi realizado em uma escola pública municipal do município de Viçosa – MG. Os resultados esperados da pesquisa visam contribuir para engajamento de educadores, tanto na formação inicial quanto na continuada, em uma prática educativa que potencialize seus educandos. Além disso, busca contribuir com os estudos e práticas freirianas.
Palavras-chave Dodiscência, Paulo Freire, Relação educador-educando
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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