"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18661

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Carolina Mometti
Orientador CAROLINE MENDES DOS PASSOS
Outros membros Gabrielle Freitas Inácio Reis, Israel Lourenço Barros, Janaína Aparecida da Silva, Maria Joana Milagres
Título Vivências do Núcleo de Matemática da Residência Pedagógica: uma parceria com a Escola Estadual Santa Rita de Cássia
Resumo O programa de Residência Pedagógica possui como objetivo aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática. Tais ações conduzem os licenciandos, futuros professores de Matemática, a experienciar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional, fazendo uso de coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. O Núcleo de Matemática do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa conta, atualmente, com 15 estudantes bolsistas e 1 voluntário, divididos em três escolas distintas, acompanhados por três preceptores, professores de Matemática da Educação Básica e uma coordenadora, professora da UFV. Dessa forma, o presente trabalho possui como principal objetivo expor as experiências vivenciadas por um grupo de 5 residentes bolsistas do Núcleo de Matemática junto à Escola Estadual Santa Rita de Cássia, em Viçosa-MG, supervisionados pela preceptora Letícia Rodrigues de Assis. As atividades desenvolvidas pelo núcleo estão direcionadas para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II e, também, para as três séries do Ensino Médio. Acompanhados e orientados pelos professores de Matemática da escola, e não apenas pela preceptora, os residentes exercem regência e co-regência de aulas, elaboram e auxiliam na correção de atividades avaliativas, promovem projetos interdisciplinares, sempre buscando explorar o lúdico. No período compreendido entre novembro de 2022 e abril de 2023 foi desenvolvido o primeiro módulo do programa e, desde o início de maio, iniciamos as atividades relativas ao segundo módulo. Dentre as atividades realizadas, destacamos as visitas realizadas pelos alunos da escola ao Laboratório de Ensino de Matemática da UFV, localizado no Edifício das Licenciaturas (PLI) e a Mostra de Matemática realizada no dia 06 de maio de 2023, ocasião em que o livro “O Homem que Calculava”, escrito por Malba Tahan, foi tomado como referência para organização dos trabalhos apresentados pelos alunos. Desde o início do programa, os resultados alcançados até o momento demonstram que o Programa Residência Pedagógica consiste em uma excelente oportunidade para que o estudante da licenciatura vivencie o espaço e a complexidade de um ambiente escolar ao longo do seu curso de formação profissional. Além disso, pode-se mencionar vantagens como a possibilidade de trabalhar em grupo, em companhia de outros residentes, e ser assessorado por um profissional da Educação Básica com experiência de sala de aula e ciente das necessidades reais que o contexto educacional exige atualmente. Desta forma, a parceria entre escola e a Universidade proporcionada pelo Programa Residência Pedagógica mostra-se uma oportunidade positivamente favorável para uma melhoria na interação e na articulação entre as teorias e práticas pedagógicas.
Palavras-chave Docência, Educação Matemática, Formação de Professores
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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