"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18644

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Clara Rodrigues
Orientador THAMIRIS CALEGARI RODRIGUES
Outros membros ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título Relação sócio-cultural no ambiente escolar: como as práticas refletem o contexto de cada aluno na elaboração de uma narrativa
Resumo A criatividade é um viés que nas artes da cena, está presente direta e indiretamente a todo momento. A interação indivíduo e universo artístico vêm, por meio do projeto de iluminação cênica, explorando a inter-relação de conteúdos com a construção da narrativa, a elaboração de personagens com as artes visuais, a iluminação com as artes cênicas, dentre outros fatores envolvidos nesse contexto de produção. Entretanto, a partir dessas premissas, foi realizado um experimento com o intuito de refletir a construção do teatro de sombras a partir de comandos os quais os deixariam livres para seguir sua criatividade, mas pensando em um enredo, personagens, tempo, espaço, conflito, clímax e desfecho. A partir destes tópicos, cada aluno foi proposto a trazer à tona sua história como relatos, ficções, personificações de personagens inanimados, construção de uma narrativa com personagens inventados e até mesmo lendas como a própria lenda que foi apresentada inicialmente, da história do surgimento do teatro de sombras. Levando estes aspectos à prática, o objetivo deste experimento, então, foi estimular a curiosidade acerca dessa arte da cena pouco vista nas escolas de ensino regular, assim como aguçar a criatividade, para que as narrativas fossem construídas e uma performance seja executada. Levada por um segmento não linear, a metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação, dando-se inicialmente pela observação dos discentes, acerca dos conhecimentos dos alunos e a aplicação posterior de conceitos teórico-práticos no que concerne ao teatro de sombras. Dessa maneira, tendo como campo de pesquisa as aulas de arte da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, assim como os discentes envolvidos neste projeto, este conjunto foi fundamental para o desenvolvimento dessa pesquisa. Contudo, a partir do desenvolvimento dos enredos das histórias, cabe problematizar como cada tema foi desenvolvido e quais os elementos contidos nas vivências e experiências posteriores de cada indivíduo foram introduzidos na trama. A partir dessas tramas, percebe-se então o contexto sócio-cultural de cada indivíduo, e como cada qual lida com as adversidades da vida cotidiana. O presente trabalho, tem como objetivo primordial, muito além da exposição de contrastes de realidade, como também de analisar as divergências entre dois mundos que vivem em paralelo apesar de seguirem em direções opostas.
Palavras-chave vivências, narrativas, contexto sócio-cultural.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.